C.O.S – 3DRA - Software construtor de objetos tridimensinais: Uma proposta de Construção de Sólidos Geométricos Através da Realidade Aumentada
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n15.1034Palabras clave:
New technologies applied to education, Increased reality Space geometric constructionsResumen
Numa era em que as tecnologias invadem a vida dos cidadãos, em especial nas áreas urbanas, como podemos aumentar a capacidade de percepção espacial e mesmo investigar as transformações geométricas, se apropriando de recursos tecnológicos? Neste artigo objetivamos responder este questionamento com a exploração de construções de sólidos geométricos, através da combinação de sólidos previamente determinados, a saber, o cubo, o cone, a esfera e o cilindro, através da mediação da Realidade Aumentada (RA). Essa manipulação dos sólidos favorece a evolução gradual do conhecimento geométrico do aluno/usuário que, devido à forma lúdica apresentada, baseada em modelos pré-organizados que o desafia, faz com que este reflita sobre suas ações de forma crítica, percebendo, através de erros na construção, a necessidade de implementação de determinada ação corretiva para obter o êxito na atividade proposta.Descargas
Citas
ALMOULOUD, Saddo Ag et al. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Rev. Bras. Educ., Dez 2004, no.27, p.94-108. ISSN 1413-2478
ARTOOLKIT ARTOOLKIT versão 2.72. Disponível em: http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/documentation/index.html. Acesso em: 01/12/2010
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Matemática. Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998.
CAMELO, Marcelo A. Ambiente em Realidade Virtual para usuários de Educação a Distância : Estudo da Viabilidade Técnica. Florianópolis, 2001. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina;
CANTARELLI, Elisa Maria Pivetta - Software Educacional II- Pós-Graduação – Especialização em Informática na Educação - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - 2004
CARRARD, Marcos. Tutorial VRML. Ijuí, 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação , Porto Alegre, nº 2 177-229, 1990.
FOSSE, Juliana Moulin. Representação Cartográfica Interativa Tridimensional: Estudo da variável cor em ambiente VRML. Curitiba, 2004. Dissertação de Mestrado
(Mestrado em Ciências Geodésicas) – Universidade Federal do Paraná.
MANSSOUR, Isabel Harb . Introdução á VRML 2.0. Porto Alegre, RS PUC/RS Disponível em http://www.inf.pucrs.br/~manssour/VRML/index.html - Acessado em 30 de Outubro de 2010.
MORELATTI, Maria Raquel Miotto; SOUZA, Luís Henrique Gazeta de. Aprendizagem de conceitos geométricos pelo futuro professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e as novas tecnologias. Curitiba, Educar, n.28, p. 263-275, 2006. Editora UFPR
VALENTE, José Armando. O Computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP UNICAMP/NIED, 1999.
ZORZAL, E. R.; BUCCIOLI, Arthur Augusto Bastos; KIRNER, Cláudio. Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Quebra-cabeças Educacionais. In: SVR2006 - VIII Symposium on Virtual Reality, 2006, Belém-PA. Proceedings of VIII Symposium on Virtual Reality. Belém, PA : Editora CESUPA, 2006. p. 221-232.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.