A Influência da Marca nos Postos de Abastecimento de Combustíveis

Authors

  • Maria Aparecida Nasr Centro universitário de volta redonda Unifoa
  • Zilda Maria Contesini dos Santos Centro universitário de volta redonda Unifoa

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.892

Keywords:

Combustíveis, Postos com Bandeira, Qualidade, Preço

Abstract

O objetivo deste trabalho foi analisar o processo decisório do consumidor com relação aos novos critérios de escolha referente à qualidade e preço da gasolina nos postos de abastecimento de combustíveis. A flexibilização proporcionada pela desregulamentação possibilitou a opção para os postos de combustíveis permanecerem vinculados ou não as distribuidoras que lhes deram a bandeira. Aqueles que optaram por se desvincular das distribuidoras propiciaram o surgimento de uma nova classe de ofertadores denominados bandeira branca. A pesquisa foi realizada com consumidores em postos com e sem bandeira no município de Volta Redonda-RJ. Para testar se a atitude dos consumidores com relação a estas duas classes de postos apresentou comportamento distinto, optou-se em adotar a metodologia de análise da variância. Os resultados demonstraram que aqueles que optam por postos com distribuidores tradicionais buscam qualidade superior do produto, enquanto aqueles que optam por postos com bandeira branca privilegiam os preços baixos.

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Published

2017-03-23

How to Cite

NASR, Maria Aparecida; SANTOS, Zilda Maria Contesini dos. A Influência da Marca nos Postos de Abastecimento de Combustíveis. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 5, p. 34–41, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v3.n5.892. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/892. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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