A Importância do Marketing de Relacionamento na Gestão das Instituições de Ensino Superior Privadas

Authors

  • Débora Cristina Lopes Martins Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Sandro José Martins Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n4.874

Keywords:

Marketing, Relacionamento, Instituição de Ensino.

Abstract

O artigo apresentado enfoca a relevância do marketing de relacionamento como um dos principais diferenciais para a sobrevivência das instituições de ensino superior privadas. No cenário atual, em que a concorrência acirrada, guerra de preços e ausência de barreiras a novos entrantes constituem grandes ameaças e diminuem a competitividade das instituições, somente a adoção de estratégias de relacionamento, aliadas às Tecnologias de Informática, serão capazes de garantir a sobrevivência no mercado institucional.

Downloads

Download data is not yet available.

References

- BRETZKE, Miriam. Marketing de relacionamento e competição em tempo real com CRM. São Paulo: Atlas, 2000.

- LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

- ______. Marketing de Serviços. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

- COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos: Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 2003.

- EDUDATA BRASIL. Sistema de Estatísticas Educacionais, disponível em : www.edudatabrasil.inep.gov.br

- GARCIA, Maurício (org.). Gestão profissional em instituições privadas de ensino superior: um guia de sobrevivência para mantenedores, acionistas, reitores, pró-reitores, diretores, coordenadores, gerentes e outros gestores institucionais. Espírito Santo: Hoper, 2006.

Published

2017-03-23

How to Cite

MARTINS, Débora Cristina Lopes; SILVA DE OLIVEIRA, Ivanete da Rosa; MARTINS, Sandro José. A Importância do Marketing de Relacionamento na Gestão das Instituições de Ensino Superior Privadas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 4, p. 35–40, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v2.n4.874. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/874. Acesso em: 14 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)