O perfil dos critérios de seleção para residência em clínica médica
Keywords:
Currículo, Atividades, Residência médica, Clínica médicaAbstract
Avaliações teórico-práticas estão sendo aliadas à análise das atividades extracurriculares nos processos de seleção para residência em clínica médica na maioria das instituições de ensino no sudeste do país. Avaliar a importância das atividades extracurriculares com seus pesos correspondentes para o ingresso em residência médica. Estudo transversal com uma amostra de 42 instituições analisadas através de seus editais divulgados nos anos de 2009 e 2010. Variáveis avaliadas: provas teóricas, provas práticas e análise curricular. A análise curricular foi dividida em 3 setores. Houve uma predominância na avaliação do primeiro setor (instituição de ensino de origem do candidato) nas instituições do estado de São Paulo. Os critérios que prevaleceram foram a “duração do internato” (42,85%) e “hospital escola próprio” (35,71%). O peso dado ao setor variou de 3 a 10 pontos no estado de São Paulo e teve peso zero nos outros estados. No segundo setor (curriculum vitae) houve uma variação de pesos entre 3 a 10 pontos. O critério de “Participação em congressos e cursos de extensão, liga acadêmica, assistência médica e estágios supervisionados, pesquisa e produção científica e envolvimento institucional” estão presentes em 100% das instituições. “Monitorias” e “Publicação de trabalhos completos em periódicos”, estão em 78,57% das instituições. “Língua Estrangeira” está presente em 5 instituições do estado de São Paulo (35,71%) e em todas de Minas Gerais (14,28%). No terceiro setor (arguição) houve uma predominância no estado de São Paulo com pesos variando de 3 a 10 e em uma instituição carioca com peso 4. Apesar da Comissão Nacional de Residência Médica priorizar o conhecimento teórico do candidato, a realização de atividades extracurriculares são de grande importância para o processo seletivo, pois propiciam meios para o desenvolvimento das competências necessárias para a formação profissional, sendo essas: cognitiva, interpessoal e humanitária
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.