Design, comunicação e sustentabilidade como fomento de consumo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n33.467Keywords:
Design, comunicação, sustentabilidade, consumo,Abstract
Este artigo utiliza da análise de revisão bibliográfica para fazer uma breve contextualização sobre consumo e sustentabilidade, analisando de que maneira o design e a comunicação contribuem para o meio ambiente ou se são apenas ferramentas de venda, buscando atender apenas aos interesses mercadológicos.
Downloads
References
APPADURAI, A. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: EdUFF, 2008.
Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/comlurb>. Acesso em: 12 mar.2010.
CORTEZ, ATC. A produção de descartáveis na sociedade de consumo atual. In: Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: UNESP, 2007, pp 17-50.
CORTEZ, ATC; ORTIGOZA, SAG. (orgs.). Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: UNESP, 2007.
DENIS, RC. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
Dossiê conhecimento para a sustentabilidade – tendências para o consumo consciente. Ideia sustentável. Disponível em: <http://www.ideiasustentavel.com.br/pdf/IS17%20-%20Dossie.pdf>. Acesso em: 03 mai.2011.
DOUGLAS, M; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2006.
FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
Instituto Akatu. Disponível em:< http://www.akatu.org.br>. Acesso em: 20 nov.2010.
JAPIASSU, HF. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: F. Alves, 1934.
LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
MANZINI, E; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da USP, 2005.
MARTINS, N.; PONS, I; RICCETTI, T. O papel do design na transição sócio ambiental no mundo contemporâneo. Anais. 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo, 2008.
MCCRACKEN, G. Cultura & Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
MITHOS. Disponível em:< http://mithos.cys.com.br/>. Acesso em: 22 out.2010.
PAPANEK, V. Design for the real world: human, ecology and social change. St. Albans: Paladin, 1977.
QUEIROZ, LL. A atuação do design no cenário (in)sustentável. 2009. (tese de doutorado), Puc-Rio, 2009.
ROCHA, EPG. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo, Brasiliense, 1985
SASSATELLI, R. Virtue, Responsibility and Consumer Choice: Framing Critical
Consumerism. In: BREWER, J; TRENTMANN, F (eds). Consuming Cultures,
Global Perspectives: Historical Trajectories, Transnational Exchanges. London: Berg, 2006, p. 219-250.
SHOVE, E. Comfort, Cleanliness and Convenience: The Social Organization of Normality. Oxford: Berg, 2003.
SILVA, MHG. Design para Sustentabilidade e a Economia de Serviço: o caso de purificação de água por assinatura. 2009. (tese de doutorado) – Puc-Rio, 2009.
THACKARA, J. Plano B: O design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.