O jornalismo em quadrinhos reverberando nuances de um grande acordo nacional
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.3991Keywords:
Jornalismo em Quadrinhos; Acontecimento; Trajetória; Vera França; Impeachment.Abstract
Nosso objetivo é discutir a partir do conceito de “acontecimento”, eventos que permearam e ainda circundam o impeachment de Dilma Rousseff, através da reportagem em quadrinhos "Um grande acordo nacional[1]". Pensamos a comunicação como relações sociais dinâmicas e conflitos entre atores e coisas, ir ao encontro delas no campo da experiência cotidiana dos sujeitos, trabalho e mídia. Não temos a intenção de comparar o Jornalismo em Quadrinhos com outros meios de comunicação, mas sim de apontar a existência de outra forma de ver o mundo. Desse modo, pretendemos olhar para o acontecimento por outro ângulo, como ocorrência desencadeadora de sentidos, fazer aparecer sua força hermenêutica capaz de apresentar outros entendimentos. Intervir, acionar, investigar.
Downloads
References
BRAGA, José Luiz. O que é comunicação? LÍBERO – SP – v. 19, n. 38, p. 15-20, jul./dez. de 2016.
BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
______. O crime e o trabalho de individuação do acontecimento no espaço midiático. Caleidoscópio, Lisboa, v. 10, p. 59-72, 2011.
______. O acontecimento para além do acontecimento: uma ferramenta heurística. In: FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 39 51.
LOPES, M. I. V. (orga). Epistemologia da comunicação no Brasil: trajetórias autorreflexivas. São Paulo: ECA-USP, 2016.
MOUILLAUD, M. A crítica do acontecimento ou o fato em questão. In: MOUILLAUD, M.; PORTO, S. D. (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. 2. ed. Brasília, DF: Editora da UnB, 2002. p. 49-83.
SAAD, E, TRINDADE, E. e FIGARO, R. Os olhares do Outro sobre as trajetórias e autorreflexões em comunicação. In Epistemologia da comunicação no Brasil: trajetórias autorreflexivas. São Paulo: E A-USP, 2016.
SACCO, Joe. Reportagens. 1 ed. - São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2016.
QUÉRÉ, L. A dupla vida do acontecimento: por um realismo pragmatista. In: FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 21-38.
TRAQUINA, Nelson. O que é Jornalismo. Quimera Editores, 2007.
VILALBA, Robson. Notas de um tempo silenciado. Porto Alegre: 8 Graphics, 2015.
______. Um grande acordo nacional. São Paulo: Editora Elefante, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.