Educopédia: narrativas dos professores de educação física sobre a plataforma
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n48.3772Abstract
O referido trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a plataforma Educopédia, tendo como participantes professores de educação física da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo é relatar como esses professores conheceram e aprenderam utilizar a plataforma, além de apresentar a avaliação desses profissionais com relação aos cursos para utilização dessa nova ferramenta e o que acham da interface, da metodologia, entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, privilegia-se assim análise de documentos concebidos pelos colaboradores por meio de entrevistas, para subsidiar nossas análises a partir das narrativas expressadas pelos os mesmos. Este estudo conclui que a Educopédia representa uma possibilidade viável de se implementar e garantir uma educação de qualidade que esteja de acordo com as expectativas trazidas pelo aluno contemporâneo ao espaço educacional, permitindo uma participação ativa do aluno e apontando para uma dinâmica interdisciplinar, acionando diferentes saberes.
Downloads
References
BARROS, Glhevysson dos Santos. A Educopédia nas aulas de educação física: um estudo com os professores da Secretaria Municipal
de Educação do Rio de Janeiro. Dissertação (Humanidades, Cultura e Artes) - Universidade do Grande Rio, 2016.
BARROS, G. S.; PUGGIAN, C.; TRIANI, F. S. A plataforma Educopédia: novo viés para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física. The FIEP Bulletin, v. 86, p. 1-8, 2016. DOI: https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.20171110621069
BARROS, G. S; TRIANI, F. S. A utilização de recursos tecnológicos por professores de Educação Física do município do Rio de Janeiro. Revista Motrivivência, v. 31, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55618
BENJAMIN, W. O Narrador. In: Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. 10. ed. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96). Brasília, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
FARA, P. Uma breve história da ciência. São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional Ltda, 2014.
GALVÃO, M. C. A.; LEITE, L. S. Educopédia: uma experiência em construção. Rio de janeiro. Mai. de 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/165.pdf. Acessado em: 15 maio 2015.
PORTO, T. M. E. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. (org.). Cultural digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP, Papirus, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.