Publicidade infantil: crenças, mitos e verdades construídas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n26.337Keywords:
Publicidade infantil, narratividade, quadrinhos, mitoAbstract
O presente trabalho se propõe a descrever de que maneira os quadrinhos influenciam a construção narrativa das embalagens dos produtos voltados para as crianças, sob a ótica do mito, baseando-se nos comentários a respeito da ética empregada como argumento para a postulação da polêmica “Lei da Publicidade Infantil”, sancionada em abril de 2014 no Brasil. O conteúdo apresentado procura comentar os meandros do expediente da legislação, como contribuição para o Design, no que se refere à escolha dos elementos de construção de sentido, principalmente no uso de personagens que darão identidade aos produtos. Para tanto, faz-se necessária uma averiguação a respeito dos conceitos encontrados na Psicologia e nos preceitos da mitificação que se fundamentam como arcabouço da questão: legislação versus papel dos pais nos processos decisórios do consumo. Não se pretende aqui, com o presente ensaio, realizar descritivos que demonstrem juízo de valor a favor ou contra a publicidade infantil, mas relatar a maneira como a mensagem acerca do assunto vem sendo construída.
Downloads
References
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2003.
BRAGAGLIA, A. P.; CABRAL, A.; MARTINS, I. S. S. Por uma nova ética na publicidade infantil: alternativas frente às propostas em discussão. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho 04 – Comunicação, consumo e questões geracionais, do Primeiro Encontro de GTs – Comunicon, realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2011. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 13, n. 30, p. 27-36, jan./abr. 2012.
BRAGAGLIA, Ana Paula. Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano. Disponível em: <http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/index.php/2-artigos/73-ana-paula-bragaglia/>. Acesso em: 18 nov. 2014.
BRASIL. Resolução No 163, de 13 de março de 2014. Secretaria dos Direitos Humanos. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasíli, DF. 04 Abr. 2014. Seção 1, p. 4.
EWALD, A.P; RIBEIRO D.C.B. Ética e publicidade infantil. Rev. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 11, n. 20, p. 68-76, jan/jun. 2010.
FERNANDES, C.A. O mito em Chico Bento e Papa-Capim. 2006. 165 p. Dissertação (Mestrado em Design) – Departamento de Artes & Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
FERREIRA, M. C.; ASSMAR, E. M. L; SOUTO, S. O individualismo e o coletivismo como indicadores de culturas nacionais: convergências e divergências teórico-metodológicas. Psicologia em estudo, 7(1), p. 81-89. 2002.
FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: COSAC NAIFY, 2009.
FRAGA, V. Disponível em: <http://www.oabrj.org.br/materia-tribuna-do-advogado/18110-conanda-da-limites-a-anuncios-direcionados-ao-publico-infantil/>. Acesso em: 05 nov. 2014.
G1. Após polêmica sobre publicidade infantil, Mauricio de Sousa se retrata. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/04/apos-polemica-sobre-publicidade-infantil-mauricio-de-sousa-se-retrata.html>. Acesso em: 12 out. 2014.
HERDY, T. Entrevista com Mônica Sousa. O Globo, Rio de Janeiro, 20 jul. 2014. Caderno Sociedade, p. 44.
JANKAVSKI, A. Revista IstoÉ DINHEIRO. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20140411/quem-vai-mandar-nessa-turma/145387.shtml/>. Acesso em: 23 Nov. 2014.
KELLER, H. Diferentes caminhos de socialização até a adolescência. Rev. Bras. Crescimento e desenvolvimento Humano, 8(1/2), p. 01-14. 1998.
RABELO, A.; CARDOSO, A. Estratégia de marcas e personagens. Disponível em: <http://www.marketinginfantil.com.br/>. Acesso em: 20 nov. 2014.
TV BRASIL. Quadrinhos: a nona arte. Disponível em: <http://www.tvbrasil.ebc.com.br/>. Acesso em: 15 mai. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.