Uma proposta de metodologia para a análise de histórias em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3304Keywords:
Histórias em quadrinhos. Metodologia. Proposta de análise.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo a proposta de uma metodologia para análise de histórias em quadrinhos. O artigo divide-se em duas seções. A primeira trata da apresentação da proposta de metodologia, a qual divide-se em análise estrutural, análise contextual e análise qualitativa. A subseção de análise estrutural lida com os elementos contituentes de uma história em quadrinhos, como os balões de fala, os painéis e o uso de cores. A análise contextual divide-se em dois momentos: análise contexto interno e do contexto externo. A última subseção, a análise qualitativa, trata da interpretação dos dados adquiridos nas duas análises anteriores sob o enfoque desejado pela/o pesquisadora ou pesquisador. A segunda seção traz um exemplo de análise, baseado na proposta feita, da HQ Eles nos chamavam de inimigo (2019) de autoria de George Takei em co-autoria com Justin Eisinger, Steven Scott e arte de Harmony Becker. A HQ é uma obra biográfica e narra a história da família Takei pelos campos de concentração para nipo-americanas/os, nos Estados Unidos da América, durante a Segunda Guerra Mundial.
Downloads
References
EISNER, Will. Comics and sequential art. Flórida: Poorhouse Press, 1985.
GARCÍA, Santiago. A novela gráfica. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019). Tradução de Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
KAINDL, Klaus. Crás, tum, soc. Um modelo para o estudo de histórias em quadrinhos traduzidas. Tradução de Márcia Tavares Chico e Daniel Soares Duarte. Target, 2018.
MITCHELL, W.J.T. Iconology: image, text, ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1985.
MITCHELL, W.J.T. O que as imagens realmente querem. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015.
NOGUEIRA, Natania. Representações femininas nas histórias em quadrinhos da EBAL. História, imagem e narrativas. No 10, abril/2010. p. 1-14.
PELLOW, David; VAZIN, Jasmine. The Intersection of Race, Immigration Status, and Environmental Justice. Sustainability, v. 11, n. 14, jul/2019.
SWANSON, Kate. Silent Killing: The Inhumanity of U.S. Immigration Detention. Journal Of Latin American Geography, v. 18, n. 3, 2019. p.176-187.
TAKEI, George, et al. Eles nos chamavam de inimigo. Tradução de Érico Assis. São Paulo: Devir, 2019.
YOO, David. Captivating memories: museology, concentration camps, and Japanese American history. American Quarterly, vol. 48, n. 4, dezembro/1996, p. 680-699.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.