A sala de aula invertida e a problematização aplicadas ao ensino da Física II: Um estudo de caso no Curso de Graduação em Engenharia Civil do UniFOA no período letivo de 2017.1
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3007Keywords:
Metodologias ativas. Aprendizagem. Tecnologias de informação. Ensino.Abstract
O objetivo deste estudo de caso foi avaliar o uso das metodologias de aula invertida e problematização como estratégias de ensino-aprendizagem para o conteúdo de óptica, parte integrante da disciplina de Física II da grade curricular do curso de graduação em Engenharia Civil do UniFOA. O material didático para estudo individual foi disponibilizado online por meio da área restrita virtual dos estudantes, que tiveram 2 semanas para realizar esta etapa da atividade. Houve dois momentos de testes individuais de conhecimento, um pré estudo e outro pós estudo. Houve discussão presencial do assunto em grupos de trabalho (GT) para elaboração de gabarito único por GT. Também foi realizada uma mesa redonda com todos os GTs. Após esta etapa, foi proposta uma atividade de problematização do tema, na qual os alunos em seus respectivos GTs produziram um vídeo de 20 minutos sobre assuntos relacionados às importâncias e aplicações da óptica na engenharia para resolução de problemas. Os resultados da avaliação demonstram que houve significativa aquisição de competências após a aplicação das metodologias ativas. Após o ciclo de atividades 84% dos estudantes afirmaram que atividades como essa ampliam a sua aprendizagem. Além disso, 81% dos alunos declararam que se sentem motivados e 78% afirmaram que se sentem autônomos no processo de aprendizagem após a experiência.
Downloads
References
ARAÚJO, U. F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 31-48, mar. 2011.
BISHOP, J. L.; VERLEGER, M. A. The Flipped Classroom: A Survey of the Research. In: ASEE Annual Conference & Exposition, 120, Atlanta. Anais. Washington DC, American Society for Engineering Education, 2013.
BERGMANN, J.; SAMS A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
BOROCHOVICIUS, E.; BARBOZA TORTELLA, J. C. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, 2014.
CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 258-271, maio-ago. 2006.
HENGEMÜHLE, A. Formação de professores: da função de ensinar ao resgate da educação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, 2017.
SCHMITZ, E. X; REIS, S. C. Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade. Revista ETD: Educação Temática Digital, v. 20, p. 153-175, 2018.
REIS, F. A. G. V. “Aplicação da metodologia da problematização em disciplinas de Engenharia Ambiental”. Tese de Doutorado (Geociências e Meio Ambiente). Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho/Rio Claro, 2005.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.