As novas tecnologias no ambiente escolar: resposta dos professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com relação a Educopédia
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n41.2941Keywords:
Tecnologias. Educação física. Docentes.Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa quantitativa que relata os impactos das novas tecnologias no ambiente escolar, em especial a Plataforma Educopédia e de que forma os professores de Educação Física da Rede Municipal do Rio de Janeiro lidam com essas novas ferramentas. Além disso, ressalta a importância dessas novas possibilidades tecnológicas para a formação continuada desses docentes, que além de possibilitar a aprendizagem da utilização das tecnologias, articula a construção de uma metodologia na qual as mídias tecnológicas podem ser recursos didáticos. Para tanto, apresenta-se o questionário aplicado a esses professores e gráficos ilustrativos através dos quais se tem acesso ao resultado dessa pesquisa junto aos referidos docentes.
Downloads
References
ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e a Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ALVES, M. S.; RILEY, L. W.; MOREIRA, B. M. A case of severe pancreatitis complicated by Raoultella planticola infection. Journal of Medical Microbiology, Edinburgh, v. 56, p. 696-698, 2007.
ALVES, R.F.; BRASILEIRO, M.C.E.; BRITO, S.M.O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, 2004.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GUERREIRO, J.R.G.; BATTINI, O. Novas Tecnologias na Educação Básica: desafios ou possibilidades? Disponível em <http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos>. Acesso em: 16 fev. 2019.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JUNIOR, J. B. B.; CARVALHO, H. V.; CHAHINI, T. H. C. Educação básica e o uso das Tecnologias digitais: Percepções e perspectivas. Educere et Educere. v. 11, n. 22, p. 1-11, 2016.
MAIA, D. L.; BARRETO, M.C. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Revista educação, formação & tecnologias, v. 5, n. 1, p. 47‐61, 2012.
MORAES, D.A.F.; OLIVEIRA, D.E.M.B.; BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E.L. O uso das tecnologias digitais por professores da escola básica: realidades do contexto educativo. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, p. 48-63, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.