Interferência das fibras alimentares na prevenção e tratamento da constipação intestinal em idosos
Keywords:
Envelhecimento, fibras, constipaçãoAbstract
O envelhecimento vem acompanhado de mudanças nos processos biológicos e à medida que o tempo passa, acontecem modificações estruturais e funcionais nos tecidos do organismo e diminuição da capacidade de reprodução das células acarretando em modificações nos órgãos. A constipação é um transtorno baseado em sintomas como defecação insatisfatória (infrequente, difícil ou ambas), incompleta, fezes endurecidas por pelo menos 3 meses, acarretando na diminuição da frequência, com fezes endurecidas, sensação de evacuação incompleta, plenitude e desconforto (TORRESINI, 2006). O hábito alimentar de um indivíduo, principalmente de um idoso, se faz através dos anos de sua vida e depende de alguns fatores como o país em que vive, costumes regionais, hábitos familiares, situação socioeconômica, o marketing cada vez mais forte sobre determinados produtos, a falta de informação sobre a importância de uma alimentação correta, e muitas outras variáveis que podem influenciar os costumes de cada pessoa (RAMOS et al, 2002). As escolhas dietéticas são influenciadas por fatores mecânicos, psicológicos e sociais. O tratamento deve ser individualizado, de acordo com a necessidade de cada pessoa e requer uma mudança dos hábitos alimentares e de vida. Uma dieta rica em fibras através do consumo de cereais e vegetais associada ao aumento na ingestão diária de líquidos e à prática de exercícios físicos trará benefícios na erradicação da constipação (DIAS et al, 2000). O exercício físico promove melhora na aptidão física. Está relacionada à saúde, pode ser definida como a capacidade de realizar as atividades do cotidiano com vigor e energia e demonstrar menor risco de desenvolver doenças ou condições crônico degenerativas, associadas a baixos níveis de atividade física. A ingestão de líquidos auxilia também no aumento do trânsito intestinal e na expulsão do bolo fecal, de maneira facilitada, pois o hidrata deixando-o com consistência adequada para eliminação. O acompanhamento nutricional efetuado por um profissional habilitado como o nutricionista tem por objetivo corrigir a alimentação, pois as necessidades nutricionais das pessoas idosas são essencialmente individuais, em razão das diferenças na progressão do envelhecimento e da intercorrência das enfermidades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.