A pedagogia tecnicista e a educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.2612Keywords:
Pedagogia tecnicista. Educação superior. Neotecnicismo.Abstract
Neste artigo discute-se a articulação da pedagogia tecnicista e a configuração da educação superior brasileira, considerando a Reforma da Educação Superior de 1968 e os princípios do neotecnicismo no âmbito das reformas neoliberais. Em termos metodológicos, utilizou-se o levantamento bibliográfico e documental, o que se fundamenta pela compreensão analítica das relações mais amplas em que a educação está engendrada em cada momento histórico, bem como os pressupostos teóricos oriundos das relações sociais que fundamentam projetos em disputa.
Downloads
References
ANDERSON, P. “Balanço do neoliberalismo”. In: SADER, E. GENTlLI, P. (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
CUNHA, L.A .A universidade reformada: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.
FREITAS, L. C. A internalização da exclusão. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p.299-325, 2002.
FREITAS, L. C. Conseguiremos escapar ao neotecnicismo? In: M. B. Soares, S. Kramer, & M. Ludke. Escola Básica (Anais da 6a. CBE). Campinas: Papirus. 1992
GENTILI, P. Políticas Educacionais no Contexto do Neoliberalismo: os significados da privatização no campo educacional. In. OLIVEIRA, Maria Neusa de. As Políticas Educacionais no contexto da Globalização. Ilhéus: Editos, 2002.
GUIRALDELLI JR, Paulo. A pedagogia histórico-crítica no contexto das relações entre a educação e os partidos políticos de esquerda na República. In: Pró-Posições – Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação - UNICAMP. Campinas, SP , v.3, p.7-36, dez.1990.
KUENZER, A. Z. & MACHADO, L. R. S. A pedagogia tecnicista. In: MELLO, G. N. (org.) Escola nova, tecnicismo e educação compensatória. São Paulo: Loyola, 1982, p. 29-52.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia histórico-crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.
MARQUES , M.M . PAULIN, J.R. TECNICISMO, NEOTECNICISMO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR. III Congresso Nacional de Educação . Curitiba, Paraná, 2009.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SCHULTZ, T. Investimento em capital humano. In: O Capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. Cap. 3. p. 31-52.
WALESKA P.C. Mendonça. A universidade no Brasil. Revista brasileira de educação. N.14. Mai/Jun/Jul/Ago.2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.