Situação do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida em cidades da região sul fluminense
Keywords:
amamentação exclusiva, recém-nascido, leite maternoAbstract
A amamentação é a maneira mais eficaz de oferecer o alimento adequado para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento do recém-nascido. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a população em geral deve amamentar seus bebês com leite materno, exclusivamente, durante os seis primeiros meses de vida. Com a amamentação exclusiva, há uma redução da mortalidade infantil, causada por patologias comuns nesta idade, auxiliando também na recuperação de outras doenças. A substituição da amamentação nos primeiros seis meses de vida, por outro líquido, com baixo teor nutritivo ou nulo, pode causar, impacto negativo na saúde do bebê. O estudo teve como objetivo levantar dados sobre a prevalência do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida em algumas mães cidade de Areal e Vassouras, assim como identificar os fatores que interferem nessa prática. As mães responderam a um questionário, aplicado por acadêmicos de medicina da Liga de Neonatologia da Universidade Severino Sombra, em projetos de ação social realizados nas respectivas cidades. O percentual de mães que ofereceram exclusivamente o leite materno aos seus filhos até os seis meses de idade em cada uma das cidades foi identificado e comparado. Ao avaliar a amamentação, observou-se que num total de 105 mães, 46,66% ofereceram amamentação exclusiva, enquanto 53,34% ofereceram água e/ou outro alimento. Na cidade de Areal, 58% das mães fizeram uso do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade ou mais. Já em Vassouras, verificou-se apenas 39%. Essa discrepância foi associada à menor escolaridade das mães. Os resultados do presente estudo, evidenciaram associação entre as condições de vida e hábitos culturais da população com a prática alimentar nos 6 primeiros meses de vida. É preciso que os provedores de saúde, voluntários e médicos, informem todas as gestantes e puérperas sobre a importância da amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses, informando que o leite materno contém água suficiente para suprir as necessidades do bebê.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.