Retinopatia da prematuridade e sua importância clínica na atualidade
Keywords:
retinopatia da prematuridade, recém-nascido, diagnósticoAbstract
A retinopatia da prematuridade (ROP) é uma doença multifatorial de crianças prematuras, associada principalmente ao muito baixo peso e a reduzida idade gestacional. É a patologia ocular mais frequente na neonatologia. É uma doença onde o pré-termo nasce com a retina parcialmente avascular, pois os vasos não se desenvolveram até a direção da periferia da retina, gerando um vaso proliferação irregular, fibrose e prejudicando a função ocular e seu crescimento. Em grande parte dessa população de prematuros, a regressão espontânea acontece, com a maturação do recém-nascido (RN) ela vai involuindo até a retina voltar a sua condição fisiológica correta. Muitos dos prematuros que desenvolvem as fases mais avançadas, vão ter complicações como a miopia. Um terço das crianças com peso menor de 1.500 gramas ao nascimento pode apresentar ROP. Destas, pensando menos de 1.251 gramas ao nascer 65,8% podem desenvolver ROP, enquanto 81,6% das com menos de 1.000 gramas podem ser acometidas. A ROP se tornou uma das maiores causas de cegueira infantil, em países desenvolvidos, devido a maior sobrevivência de RN prematuros. Foram analisadas diversas revisões sistemáticas abordando a ROP até o presente ano de 2010. Onde as abordagens mais utilizadas de critérios diagnósticos e clínicos foram selecionadas e citadas. Junto de uma atualização clínica sobre a patologia, com intuito de abordar os fatores predisponentes e os aspectos característicos da doença, orientando os profissionais de saúde a diagnosticar precocemente e tratar os RN portadores de ROP. No Brasil, estima-se que a cada ano sobrevivem em torno de 15.000 prematuros em risco de desenvolver ROP, os quais necessitam de exame de triagem para o diagnóstico. O consenso atual define que o mais importante é o acompanhamento criterioso dos prematuros quando detectamos as alterações, determinando assim a localização, extensão e fase de desenvolvimento o mais precocemente possível.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.