Musicalização infantil: formação docente para educação ambiental
Keywords:
musicalização infantil, formação docente, educação ambientalAbstract
A habilidade de estudar música é considerada por muitos educadores – entre eles, o norte – americano Howard Gardner, autor da Teoria das Inteligências Múltiplas (1995) – como uma forma de inteligência tão imprescindível tanto quanto às lógico-matemática e lingüística, sendo que esta, auxiliaria inclusive a potencialização de outras. Esta afirmativa vem sendo comprovada também com os mais recentes estudos diante da neurociência e da biomusicologia, confirmando a música como impulsionadora de novas sinapses, contribuindo para uma grande plasticidade cerebral em qualquer idade cronológica do ser humano. Na área de ensino a música é utilizada como recurso didático para o desenvolvimento de habilidades tais como: esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal, tônus, equilíbrio, grafismo, pré-escrita, cognição, memória, atenção, raciocínio lógico-matemático, linguagem oral, linguagem artística, expressão livre e afetividade, que são estimuladas através de caráter lúdico, individualmente ou em pequenos grupos, que pode-se denominar de processo de Musicalização, o que é muito diferente de abordar a música como resultado estético e com a simples função de apresentação social. Para esta comprovação Edwin Gordon (2002) aborda as propriedades da linguagem musical necessárias desde a primeira infância baseando-se em sua Teoria de Aprendizagem Musical (TAM). Com este enfoque, a musicalização como processo em/ para o desenvolvimento humano, e para instrumentalizar o professor atuante para a Educação Ambiental, garantida em forma de Lei, recorte da pesquisa dissertativa: “Musicalização Infantil: Formação Docente para Educação Ambiental” propôs-se o Curso de Formação Continuada “EnCANTAR Brincando: Um novo jeito de ensinar, uma nova maneira de aprender” (150 horas), já desenvolvido em ensaios, na formas de oficinas pedagógicas, desde 2008. Tendo como objetivos principais: Compreender o processo de ensino da Educação Ambiental para a Educação Infantil mediados pela musicalização e a criação deste novo recurso didático pedagógico para o currículo escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.