Sustentabilidade sonora geração de energia elétrica através de ondas sonoras
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2371Keywords:
fontes renováveis, sustentabilidade, indução magnética, ondas sonoras, energia elétricaAbstract
O nosso planeta está repleto de fontes de energia renováveis ainda não exploradas, as quais traduzem o futuro das próximas gerações. Com o elevado aumento na demanda energética, os recursos convencionais tornar-se-ão cada dia mais escassos, denotando um grande investimento nas pesquisas em fontes renováveis. Pensando em sustentabilidade, motivou-se o estudo dentro deste contexto e uma alternativa é a fonte acústica, que compreende o ruído, uma fonte de energia muito presente no nosso cotidiano, possibilitando a transformação desta em energia elétrica consumível, em áreas e aplicações diversificadas. Dentre as principais geradoras de ruídos estão: as indústrias, os aeroportos e autódromos, casas de shows e as próprias rodovias, onde trafegam grande número de veículos. Esse trabalho visa ilustrar o fenômeno da indução magnética, que foi levantado pelo físico britânico Michael Faraday em 1831 e a possibilidade de transformar ondas sonoras em energia elétrica. Esta geração reduziria a utilização das fontes convencionais para alimentar pequenas cargas como: aparelhos celulares, iluminação de vias públicas, iluminação de equipamentos em indústrias, entre outros, poupando a reserva mundial convencional e preservando o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.