Análise crítica do processo administrativo proposto por Fayol e o modelo da cadeia de valor proposto por Michael Porter
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2264Keywords:
administração, princípios, épocaAbstract
Foi realizada uma análise crítica do processo administrativo proposto por Fayol e o modelo da cadeia de valor proposto por Michael Porter, analisando o período em que cada um viveu e implantou as suas teorias, conseguimos observar o que há em comum entre eles e as suas principais divergências. Para a realização da pesquisa foi utilizado o acervo da biblioteca do UniFOA. Descrevemos a metodologia do Fayol e a metodologia da cadeia de valor. Analisamos o estado da arte em seus momentos históricos, Fayol viveu no Século XIX enquanto Porter pertence ao Século XXI. Apesar de épocas bem distintas, tanto Fayol quanto Porter visavam o gerenciamento, organizando as atividades em grau de importância. Fayol utilizou métodos científicos para definir alguns princípios que influenciaram na função do chefe. E Porter adaptou os conceitos de Fayol para os desafios vividos no seu período. Alguns princípios de Fayol estão ultrapassados para a época de Porter como, por exemplo: divisão do trabalho; autoridade; unidade de comando; centralização que na época de Fayol eram requisitos essenciais para o chefe, já com Porter a preocupação é formar equipes independentes, participativas e produtivas, com foco direto no cliente. O objetivo do trabalho foi analisar métodos de administração, identificar princípios essenciais para a função de gestor e também identificar princípios que foram adaptados para o período atual devido a fatores como, por exemplo, a globalização.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.