A influência da internet na queda dos regimes ditatoriais no oriente médio
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2253Keywords:
Primavera árabe, Internet, mídias digitaisAbstract
Situado numa região estratégica, entre o norte da África e a Europa, o Oriente Médio é uma região há décadas marcada por conflitos entre seus povos. Todos os dias, ao ligarmos a televisão, podemos encontrar no noticiário ao menos uma reportagem referente a essa região. Porém, neste janeiro de 2011, o mundo se deparou com revoltas populares que marcaram a história daquela região. A Primavera Árabe, como ficou conhecida, caracteriza-se por um momento histórico em busca da democracia nos países islâmicos e que conseguiu colocar um fim em governos ditatoriais há mais de vinte anos no poder. Um dos casos recentes que pode ser citado é o Egito. Após dezoito dias de conflitos, o ditador Mubarak, no governo há mais de vinte anos, renunciou à presidência, dando a vitória aos rebeldes egípcios. O Egito não foi o primeiro país do Oriente Médio a conseguir terminar com um governo ditatorial. Antes dele a população da Tunísia também obteve sucesso em seus protestos, assim como a Líbia, que pôs em xeque o governo de Kadafi, cujo governo durou 42 anos no poder, até ser recentemente assassinado pelas forças rebeldes. O fator que nos leva a dar um pouco mais de atenção a esses conflitos não é apenas o sucesso que os protestos tiveram e sim os meios de comunicação que foram utilizados pela população para conseguir essa grande mobilização. Com o surgimento da internet e suas redes sociais, hoje em dia é muito mais fácil para as pessoas terem acesso a qualquer tipo de informação, afinal essa tecnologia nos permite falar de “todos para todos”. E foi através de redes sociais como Facebook e Twitter que a população do Oriente Médio conseguiu se mobilizar e mudar a história de seus países, abalando até mesmo a estrutura de outros. Este artigo irá analisar como a informação, aliada à capacidade de mobilização das pessoas via internet ajudou a depor regimes há décadas no poder. Usaremos como metodologia teórica artigos de especialistas em jornais, revistas e na internet, escritos no calor dos eventos; além de livros de importantes autores que estudaram as mídias digitais. Como metodologia empírica o acompanhamento de redes sociais e sites da internet que serviram como meios de mobilização daquelas populações antes oprimidas, e que durante a Primavera Árabe conseguiram fazer valer suas vozes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.