Avaliação das propriedades de cerâmicas dentárias a base de zircônia estabilizada com ítria (ZrO2 -3%Y2 O3 )
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1esp.1148Keywords:
Zircônia, Próteses, dentárias Translucidez, Propriedades mecânicas, SinterizaçãoAbstract
Neste trabalho, cerâmicas a base de zircônia estabilizada com ítria foram caracterizadas quanto as suas propriedades de interesse na área de odontologia. Blocos cerâmicos pré-sinterizados com 15x15x1mm, foram submetidos a sinterização, em temperaturas entre 1450 e 1600o C, com patamar de 2h. Os corpos sinterizados, foram submetidos a avaliação de densidade relativa, fases cristalinas, microestrutura resultante, dureza, tenacidade a fratura e resistência a fratura além de translucidez. Amostras sinterizadas a 1450o C apresentaram densidade relativa inferior a 92% e amostras sinterizadas em temperaturas superiores se aproximaram da densidade completa. As analises em MEV indicaram crescimento de grão em função do aumento da temperatura de sinterização. Medidas realizadas em luximetro indicaram que a passagem de luz é mais influenciada pela densificação que pelo crescimento de grão, e que há um efeito direto da temperatura com o aumento da translucidez. Dureza aumentou diretamente com o aumento da temperatura de sinterização e conseqüente densificação. Resistência a fratura e tenacidade sofreram redução em função do aumento do tamanho de grão, para amostras sinterizadas a 16000 C.Downloads
References
ANUSAVICE, K. J., Phillips Materiais Dentários. 11a Ed. Rio de Janeiro, Elsevier Editora, 2005.
KELLY, J. R., DENRY, I., 2007, “Stabilized zirconia as a structural ceramic: An overview”’, Journal of Dentals Materials, doi:10.1016/j.dental.2007.05.005.
STEVENS R. An introduction to zirconia: zirconia and zirconia ceramics. 2nd ed. New York: Twickenham Magnesium Electrum; 1986.
STEVENS, R., Zirconia: second phase particle transformation toughening of ceramics. Trans Brit Ceram Soc, 80, p 81- 85, 1981.
SIMBA, B.G.. COSTA, L., FERREIRA, B. , SÁ, L.F.C., SANTOS, C., Protocolo de tratamentos térmicos visando recuperação da fase tetragonal em infraestruturas de próteses dentárias a base de ZrO2 (3-Y2 O3 ) para fresagem em sistemas CAD/CAM ou pantógrafos, 55 Congresso Brasileiro de Cerâmica, Porto de Galinhas-PE, 2011.
ASTM: C1327-99, “Standard test method for vickers indentation hardness of advanced ceramics”, pp. 1-8, 1999.
ASTM: C-1421-99, “Standard test method for determination of fracture toughness of advanced ceramics at ambient temperature”, pp. 1-32, 1999.
SILVA, C. P., SILVA, C.R.M., SANTOS, F. A., PALMEIRA, A. A. SANTOS, L. A., SANTOS C., ELIAS, C.N, Sinterização de cerâmicas nanoestruturadas a base de ZrO2 estabilziado com Y2 O3 para aplicações odontológicas em sistemas CAD/CAM, Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais, CBECIMAT, 2008, Foz do Iguaçu.
MUKAEDA, L. E. , ROBIN, A., SANTOS, C., IZARIO FILHO, H. J., SALAZAR, R. F. TAGUCHI, S. P.. Estudo da degradação de cerâmicas de zircônia em saliva artificial. 6th Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterials, Gramado-RS, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.