A influência da tecnologia nos quadrinhos de Mauricio de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1110Keywords:
Quadrinhos, Mauricio de Sousa, Tecnologia, Produção GráficaAbstract
O objetivo desta pesquisa é evidenciar que a tecnologia é, de fato, um elemento transformador de qualquer meio de informação e comunicação, tendo como objeto de estudo as histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa. Para confirmar tal hipótese levantada foi realizado um levantamento das histórias em quadrinhos publicadas nas décadas de 70, 80 e 90, nas quais se pretende verificar as diferenças encontradas nas revistas, com base nas tecnologias empregadas na produção destas em cada período analisado. Portanto, se torna necessário o entendimento do termo tecnologia, demonstrando a viabilidade teórico-prática da pesquisa diante da atividade de Design enquanto área. Segundo Fleury, tecnologia é um pacote de informações organizadas, de diferentes tipos, provenientes de várias fontes, obtidas através de diferentes métodos, utilizadas na produção de bens e serviços. Goodman diz que a tecnologia pode estender as capacitações humanas. Baseando-se nisso, a tecnologia, portanto gera os meios para resolução de problemas. Sendo assim, pode-se dizer que o papel do designer não é tão somente a solução destes, e sim desenvolver tecnologias, em benefício da melhoria da qualidade de vida da população. Como resultado do levantamento das imagens presentes no material de amostragem, a defini- ção de que, sendo o Design Gráfico uma área responsável pela comunica- ção de mensagens, torna-se possível o emprego de novas tecnologias para o processo projetual, facilitando o entendimento por meio do interlocutor, pois nas palavras de Amaury Fernandes, “conhecer possibilita diversificar as soluções e possibilidades”. Em se tratando de meios de informação e comunicação, a tecnologia modifica sim a mensagem a ser passada, não necessariamente da interpretação de seu conteúdo em si, mas na maneira de como essa mensagem é percebida, sob a visão da Semiótica.Downloads
References
PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva. 2003.
FERNANDES, Amaury. Fundamentos de Produção Gráfica para quem não é Produtor Gráfico. Editora Rubio, 2003
LAWRENCE, Zeegen. Fundamentos de Ilustração. Editora Bookman, 2009
Dicionário da Língua Portuguesa. Porto Editora, 2009.
CASTELLANO, S., 1996 apud FLEURY, A. Capacitação Tecnológica e Processo de Trabalho, Revista de Administração de Empresas, 1990.
CASTELLANO, S., 1996 apud GOODMAN, Paul S. et alii - Technology and Organizations. San Francisco, Jossey Bass, 1990, in GONÇALVES, J.E.L. e GOMES, C.A.A. Tecnologia e a Realização do Trabalho, Revista de Administração de Empresas, 1993.
CASTELLANO, S. Proposição De Um Modelo Para Planejamento E Desenvolvimento De Projetos Em Empresas De Alta Tecnologia, Florianópolis, 1996.
CASTELLANO, S., 1996 apud MANSFIELD, E. - Microeconomia, Teoria e Aplicações, Rio de Janeiro, Campus, 1985.
CASTELLANO, S., 1996 apud BROWNE, L., E. - Visões Conflitantes do Progresso Tecnológico, Economic Impact, Rio de Janeiro, 1985. in GONÇALVES, José, E. L. - artigo: Os Impactos das Novas Tecnologias nas Empresas Prestadoras de Serviços. Revista de Administração de Empresas, 1994.
FERNANDES, Cristiana de Almeida. O mito em Chico bento e Papa-Capim, Rio de Janeiro, 2006.
EDITORA ABRIL. Em: http://www.grupoabril.com.br/;2012.
EDITORA GLOBO. Em: http://www.corp.editoraglobo.globo.com/, 2012.
EDITORA PANINI. Em: http://www.paninicomics.com.br, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.