A utilização da aprendizagem baseada em problemas na compreensão e discussão do licenciamento ambiental de uma usina hidrelétrica nas disciplinas de Planejamento Ambiental e Direito e Legislação Ambiental na Engenharia Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4366Palavras-chave:
Metodologias Ativas; aprendizagem baseadas em problemas; licenciamento ambiental; planejamento ambiental; Legislação Ambiental.Resumo
A pesquisa ora pretendida pauta-se na discussão e importância da utilização de metodologias ativas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e facilitar a compreensão do discente acerca das peculiaridades e complexidades que envolvem um processo de licenciamento ambiental de grande potencial ofensivo aos recursos ambientais definidos pela lei federal nº 6.938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente) e que fazem parte do conteúdo programático das disciplinas de Planejamento Ambiental e de Direito/Legislação Ambiental alocadas na grade curricular do oitavo período do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). A ampla discussão que envolve um processo de licenciamento ambiental de uma grande usina hidrelétrica fictícia em região de grande diversidade biológica de fauna e flora, presença de populações tradicionais e povos indígenas e farta hidrografia são peculiaridades que fazem parte do caso de ensino e que figura como instrumento de avaliação bimestral da disciplina de Planejamento Ambiental e Direito/Legislação Ambiental onde os discentes são instados a atuar para defender os interesses dos atores sociais integrantes da audiência pública proposta. No cenário criado para o debate e obtenção da licença de instalação de um empreendimento de grande complexidade foram introduzidas particularidades que possam induzir e estimular os discentes-participantes a problematizar e pela qual o sujeito ativo (discente) busca soluções para a realidade apresentada e se torna capaz de transformá-la pela sua própria ação, ao mesmo tempo em que se transforma. Pretende-se secundariamente promover a interdisciplinaridade das disciplinas acima apresentadas, bem como preparar o egresso para lidar com situações de pressão no exercício de funções peculiares da profissão.
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Referências
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