Iniciativa de abordagem interdisciplinar sobre teratogênese no UniFOA

Autores

  • J. F. Guedes UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. de Lemos Neto UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Y. Utagawa UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Resumo

A interdisciplinaridade constitui significativa ferramenta para contextualizaçã e dinamização do binômio ensino-aprendizagem. De acordo com as atuais diretrize curriculares, realizamos em nossa instituição uma iniciativa de abordagem interdisciplina sobre teratogênese para alunos de Medicina, com participação efetiva de um acadêmic que desempenhou atividades de monitoria em Farmacologia, Embriologia e Bioquímica. Objetivo: Avaliação discente da efetividade da referida abordagem. Métodos: Realizou-s revisão bibliográfica, preparação de materiais e exposições teóricas pelo monitor par alunos do 2°, 4° e 5° períodos no primeiro semestre de 2007 e atividades práticas, com utilização de peças com malformações congênitas do acervo da instituição. As exposições avaliadas por 271 acadêmicos que participaram das 7 atividades, 3 práticas para 14 alunos e 4 teóricas para 127 alunos. Resultados: Os conceitos abordados atingiram interdisciplinaridade para 84% dos acadêmicos, com aumento no entendimento do temas. A referida iniciativa apresentou importância para 92,4% dos acadêmico representando um bom modelo para ser seguido segundo 97,2%. Conclusão: A referid abordagem atingiu os objetivos de contextualização do ensino e interdisciplinaridade par a maioria dos acadêmicos avaliados, representando um bom modelo para ser seguido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

GUEDES, J. F.; LEMOS NETO, M. de; UTAGAWA, C. Y. Iniciativa de abordagem interdisciplinar sobre teratogênese no UniFOA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 1 esp, p. 33, 2019. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2880. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>