Informações médicas na Wikipédia – Confiáveis?
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1927Palavras-chave:
educação médica, câncer, diabetes Mellitus, Síndrome de DownResumo
A Wikipédia visa massificar o compartilhamento de informações através de contribuições coletivas. A estratégia de construção de conhecimento coletivo mostra-se útil, pois os temas podem ser constantemente revisados e atualizados, propiciando maior quantidade de informação e compreensão. O objetivo desse trabalho foi comparar artigos da Wikipedia na língua portuguesa, espanhola e inglesa quanto a diferenças na qualidade da informação relacionada à área médica. Os termos médicos foram escolhidos entre os mais acessados no ano de 2010 (http://wikistics.falsikon.de/long/wikipedia/en): Síndrome de Down, Câncer e Diabetes Mellitus, além de suas versões nas outras duas línguas. Foram considerados a qualidade do artigo; a facilidade de compreensão do texto; a veracidade das informações; a presença e qualidade de objetos gráficos e referências bibliográficas; a presença de rede hipertextual; a quantidade de colaborações e o número de colaboradores nos últimos 6 meses. Páginas da língua inglesa demonstraram maior número de referências bibliográficas, contudo, foi o único idioma a não exibir advertência de aviso médico. Em espanhol, verificou-se rotulagem de aviso médico e número significativo de contribuições, mas algumas referências eram oriundas de fontes não-científicas. Na língua portuguesa, destacou-se o aviso médico, apesar do número de contribuições e referências ser menor. Considerando o material analisado, as páginas apresentavam linguagem compreensível; com exceção do tema câncer, que continha vários termos técnicos. Os artigos em língua inglesa apresentam maior quantidade e qualidade de informação para os três termos médicos pesquisados quando comparados aos da língua portuguesa e espanhola. Além disso, a Wikipédia em língua inglesa vem aumentando substancialmente o número de referências bibliográficas científicas, procurando garantir maior credibilidade aos seus artigos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.