Os percursos escolares de uma criança com Mielomeningocele e insuficiência renal crônica

Autores

  • Rosangela Aparecida Souza Graduação em Pedagogia. Departamento de Educação, Informação e Comunicação – DEDIC. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
  • Lúcia Maria Santos Tinós Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
  • Sheila Maria Mazer-Gonçalves Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n37.1615

Palavras-chave:

mielomeningocele, insuficiência renal crônica, educação inclusiva e necessidades especiais

Resumo

Pensar no direito à Educação é compreender que crianças e adolescentes com doença crônica, que em seu tratamento demandam horas semanais no ambiente hospitalar no decorrer de suas vidas escolares, poderão apresentar, em algum momento, necessidades educacionais específicas. Buscou-se compreender a trajetória escolar de uma adolescente com mielomeningocele e insuficiência renal crônica delineando os percursos escolares, na escola e no hospital. Neste estudo fenomenológico os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estrururada e registro em caderno de campo. As participantes foram uma adolescente em tratamento hemodiálitico e sua progenitora. Esta pesquisa permitiu identificar necessidades educacionais específicas da adolescente e o fazer pedagógico, em um centro de hemodiálise. As condições objetivas da doença crônica configuraram deficiências que foram diagnosticadas e construídas, pela equipe de saúde, mãe e adolescente, ao longo de seu percurso escolar, evidenciando dificuldades e entraves neste processo. Por outro lado, o olhar durante os atendimentos pedagógico-escolares descortinou novos caminhos que poderiam descontruir a autoimagem da deficiência e da incapacidade de aprender. Pode-se inferir que a doença crônica e seu tratamento não inviabiliza a vida escolar, desde que haja as condições educacionais para criar elos entre o hospital e a escolarização. Destaca-se a atuação pedagógica em centros de hemodiálise e a necessidades de mais pesquisas na área.

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Biografia do Autor

Lúcia Maria Santos Tinós, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é educador da Faculdade De Filosofia Ciências Letras de Ribeirão Preto - USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, e Pedagogia Hospitalar.

Sheila Maria Mazer-Gonçalves, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Doutorado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - PPGEEs/ UFSCar (2013). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- FFCLRP/ USP (2007). Graduação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP/ USP (2010). Educadora (Supervisora dos estágios das licenciaturas) do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- FFCLRP/ USP.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

SOUZA, Rosangela Aparecida; TINÓS, Lúcia Maria Santos; MAZER-GONÇALVES, Sheila Maria. Os percursos escolares de uma criança com Mielomeningocele e insuficiência renal crônica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 37, p. 93–103, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n37.1615. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1615. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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