A cultura dos “Coitados”: trajetória social e sistema de arte.

Autores

  • João Domingues Professor Assistente do Curso de Graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n13.1017

Palavras-chave:

Habitus, Sistema de Arte, Trajetória Social

Resumo

O ensaio em questão tem como objetivo a apropriação da teoria proposta por Pierre Bourdieu, em especial, a relação entre o espaço social e o lugar, a fim se analisar as condições possíveis de serem percebidas no campo da produção da cultura (mais especificamente da produção cinematográfica) e a incorporação de agentes segregados, espacialmente como produtores no campo constituído. Para tanto, foi selecionado um produto audiovisual recente - Cidade de Deus, de Fernando Meirelles -, apresentando elementos que sugerem que a trajetória pessoal dos indivíduos e a hiper-realidade construída pela obra criam as condições de inserção de sujeitos como profissionais até então apartados do mercado formal de produção artística. A indicação prévia deste ensaio permite relacionar as condições da marginalidade assumida não apenas como desfrute do consumo cultural, mas da própria atividade artística, ambos produtos de um mesmo habitus. É justamente nesse habitus reiterado pelo cenário urbano que reside a possibilidade de integração dos sujeitos segregados territorialmente. Ao tratamento de “coitados”, pretendemos sugerir que é desta incorporação simbólica, uma real possibilidade destes sujeitos de superar/aceitar os mecanismos societários de exclusão e assimilação no mercado formal de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

______. A Miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. A Produção da Crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos, Porto Alegre: Zouk, 2001.

______. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

______. O Amor Pela Arte: museus de arte na europa e seu público, Porto Alegre: Zouk, 2003. 6. ______. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 1998.

______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1997.

CANCLINI, Nestor García. Definiciones en transición. Buenos Aires: CLACSO, 2001.

WACQUANT, Loïc. Mapear o campo artístico. Sociologia, Problemas e Práticas Nº 48. Lisboa, 2005.

MACHADO, Luiz Antônio. A continuidade do “problema da favela”. In OLIVEIRA, Lucia Lippi (org.). Cidade: História e Desafios. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002.

PAIVA, Raquel. Política de minorias: comunidade e cidadania. Mimeo.

RIBEIRO, Paulo Jorge. Cidade de Deus na zona de contato: alguns impasses da crítica cultural contemporânea. Revista de Crítica Literária Latinoamericana Ano XXIX, Nº 57. Lima-Hanover, 2003, pp. 125-139.

TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Lisboa: Piaget, 1994.

ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta: organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985

Filmografia

Cidade de Deus, (Brasil, 2002). Direção Fernando Meirelles.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

DOMINGUES, João. A cultura dos “Coitados”: trajetória social e sistema de arte. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 13, p. 55–66, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v5.n13.1017. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1017. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.