O brincar como intervenção pedagógica nos transtornos do espectro do autismo

Autores/as

  • Maria Alina Alves UniFoa
  • Marcelo Paraíso Alves Docente do Programa de Mestrado Profissional do Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - Unifoa. Doutor em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.785

Resumen

O presente trabalho se refere às investigações de inclusão escolar de crianças nos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) no contexto da educação infantil. O objetivo da pesquisa é investigar o brincar como uma metodologia de ensino e aprendizagem para o aluno no TEA dentro da educação infantil.. O percurso metodológico se desenvolveu por intermédio da revisão de literatura nas bases de dados da Scielo e do Lilacs. Os trabalhos investigados foram artigos selecionados publicados em português no período compreendido entre 2010 e 2015, cujos indexadores foram: autismo, brincar, inclusão escolar e educação infantil. Diante do levantamento realizado foi possível perceber que não há um número significativo de trabalhos que especificamente discutam o brincar como uma ação para a inclusão de alunos no TEA em turmas de educação infantil. E, decorrente dos dados encontrados, percebemos que no atual cenário escolar se fazem necessárias materiais e práticas pedagógicas que apoiem a pratica docente na inclusão de alunos no TEA na educação infantil.

Palavras–chave: Transtornos do Espectro do Autismo; Inclusão; Brincar, Educação Infantil.

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Biografía del autor/a

Maria Alina Alves, UniFoa

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional do Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFoa. Pesquisadora na área de educação inclusiva e intervenção motora e pedagógica nos Transtornos do Espectro do Autismo. (TEA).

Marcelo Paraíso Alves, Docente do Programa de Mestrado Profissional do Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - Unifoa. Doutor em Educação.

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989), Pós-graduação Lato-sensu em Treinamento Desportivo (1993) pelo UniFOA, Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Motora (1995) pelo UniFOA, Mestrado em Historia Social pela Universidade Severino Sombra (2001) e Doutorado em Educação pela UFF em 2007. Estágio Pós Doutoral pela UERJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, formação profissional, esporte e história.É docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA) e docente nos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física (disciplinas de Corporeidade, Educação Física Aplicada a Educação Básica e Fundamentos Históricos da Educação Física).Desde fevereiro de 2009, está lotada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda lecionando no Curso de Automação Industrial e no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2016-12-01