SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E NÃO SURDOS

Autores/as

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique Departamento de Educação - IB/UNESP - Rio Claro/SP
  • Alex Sandro Henrique de Jesus Freitas INPA
  • Edna Lopes Hardoim UFMT

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.715

Resumen

Diferente dos alunos ouvintes, as dúvidas sobre sexualidade de alunos surdos não são esclarecidas em uma palestra e nem em sala de aula. Objetivando conhecer a concepção de sexualidade de alunos surdos e não surdos e saber como a expressam, foi realizada uma entrevista semi-estruturada usando recursos visuais, com os alunos do 3º Ano do EM do Programa EJA no CEAADA e  de uma Escola Municipal. Os dados evidenciam que o preservativo é o método contraceptivo mais utilizado por ambos os grupos entrevistados. Entre os alunos surdos não há um diálogo muito amplo sobre sexualidade com a família, diferente dos alunos surdos, a maioria respondeu que o diálogo é mais amplo com o parceiro/a. Quanto a realização de atividades na escola, entre os alunos surdos é unânime a necessidade de aulas de educação sexual, e entre os alunos não surdos, uma minoria foi contrária a ideia. Para a maioria dos alunos surdos a sexualidade está relacionada com o ato de fazer sexo, evidenciando a importância de atividades sobre a temática sexualidade, para esclarecer realmente o que compõe a sexualidade. Foi possível evidenciar que os surdos conseguem vivenciar sua sexualidade como qualquer outro indivíduo não surdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Hugo de Oliveira Henrique, Departamento de Educação - IB/UNESP - Rio Claro/SP

Graduado em Ciências Biológicas -IB/UFMT

Mestrando em Educação - IB/UNESP

Alex Sandro Henrique de Jesus Freitas, INPA

Graduado em Ciências Biológicas - IB/UFMT

Mestrando em Ciências Biológicas (Botânica) - INPA

Edna Lopes Hardoim, UFMT

Professora Doutora do Departamento de Botânica e Ecologia - IB/UFMT

Citas

ARAUJO, A. R.; VOSS, R. C. R. Cinema em sala de aula identificação e projeção no ensino/aprendizagem da Língua Inglesa. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, jan./jun. 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 126p. 1997.
BUSCAGLIA, L. Os deficientes e seus pais: um desafio ao aconselhamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.
CHASKO, J.; PREVIATO, R.; Mostra de Cinema da Diversidade Sexual em Cascavel: Cinema em ambiente escolar. In. XI Encontro Nacional Universitário sobre Diversidade Sexual. Matinhos. Anais... Matinhos/PR - UFPR. 2013;
CICCONE, M. Comunicação Total. Rio de Janeiro: Cultura Médica. 1990.
CRUZ, A. C.; OLIVEIRA, S. M. P. Sexualidade do adolescente: Um Novo Olhar sem Mitos e Preconceitos. Monografia (Graduação em Pedagogia - UNAMA) Belém/PA, 2002.
FLORES, Ainda Mair Prado. Sexualidade: representações de professores do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação – UFSM). Santa Maria/RS, 2004.
GESUELI, Z. M. A criança surda e o conhecimento construído na interlocução em língua de sinais. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas: UNICAMP, Campinas, 1998.
HARDOIM, E. L.; MIYAZAKI, R.S. Saúde e Sexualidade. Cuiabá: UAB/UFMT, 2012.
HEILBORN, M. L.; AQUINO, E. M. L.; BOZON, M.; KNAUTH, D.R.; (Org.). O Aprendizado da Sexualidade. Rio de Janeiro: Garamon e Fiocruz. 2006.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 5ª edição. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 123p.
MACEDO. F. N.; TERRASSI, E.P.; Sexualidade de adolescentes portadores de diferentes deficiências. In DÍAZ, F.; BORDAS, M.; GALVÃO, N; MIRANDA, T.; (Org.) Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. - Salvador: EDUFBA, 2009.
MAIA, A. C.; ARANHA, M. S. Relatos de professores sobre manifestações sexuais de alunos com deficiência no contexto escolar. Interação em Psicologia, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 103-116, 2005.
PINHEIRO, A. L.; LEAL, I. Sexualidade na deficiência mental. Revista Integrar, 2005.
POZZA, P. Sexualidade e valores. Disponível em: <http://www.notisul.com.br/n/colunas/sexualidade_e_valores-26196> Acessado em Agosto de 2014
RODRIGUES, C. P.; WECHSLER, A. M.; A sexualidade no ambiente escolar: a visão dos professores de educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 89-104, 2014.
RODRIGUES, L. R.; SCHEID, N. M. J.; Os conhecimentos básicos que os adolescentes possuem sobre sexualidade e o papel do professor de Biologia neste contexto. Educação, v. 33, n. 3, set/dez. 2008.
SCHLIEMANN, A. P. Sexualidade – adolescência – deficiência mental: um desafio a pensar. In. Simpósio Internacional do Adolescente, 2., 2005. São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Psicologia da PUC/SP - Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, 2005.
SILVA, A. M. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. 1ª ed. Curitiba: Ibpex, 2010.
SOUSA, E.; SANTOS, C.; Educação Sexual na Escola: Descontruindo mitos e preconceitos acerca da sexualidade, gênero e diversidade sexual. In. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Anais... SE/Brasil. 2012.
SOUZA, L. L.; ROCHA, S. A. (Org). Formação de educadores, gênero e diversidade. Cuiabá: EdUFMT, 2012.
SOUZA, L. L.; SALGADO, R. G. Infância e juventude no contexto escolar: gêneros e sexualidades em debate. Cuiabá: EdUFMT, 2012.
TIBA, I.; Adolescência: O despertador do sexo. São Paulo: Ed. Cortez, 1994
VYGOTSKY, Lev S. Fundamentos de defectologia. Obras completas - tomo cinco. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1989.

Publicado

2018-12-04

Número

Sección

Artigos