DISFAGIA EM IDOSOS E OS AGENCIAMENTOS CORPORAL/EMOCIONAL: reflexões teórico-prática sobre como estamos tratando
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-668Resumen
O presente artigo apresenta um ensaio reflexivo relacionado aos sentimentos dos idosos diante das dificuldades de deglutição (disfagia/presbifagia). Tem como proposta, colaborar com a literatura e a prática neste campo, norteando ações e condutas fonoaudiológicas preventivas e de reabilitação no âmbito multidisciplinar. Assim, o objetivo do estudo é discutir como os idosos se sentem e quais são os efeitos da disfagia em seu corpo físico e emocional diante da possibilidade e/ou ação de dificuldade de deglutição. Abordamos os agenciamentos de cuidados em saúde na abrangência de um corpo anatômico, fisiológico, biológico, subjetivo e emocional permeado por fatores históricos e socioculturais. Tal perspectiva busca superar a mera correlação biológica anatomia/fisiologia, ou seja, a localização/função, pois sofremos influências do mundo exterior, das relações políticas e sociais dos corpos que cuidam, podendo implicar na evolução, na construção de conhecimento científico, nas práticas de intervenção e tratamento fonoaudiológico relacionadas às dificuldades de deglutição.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento. Série Pactos pela Saúde, v.12. Brasília – DF, 2010.
CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.- Metodologia Científica – 5ª ed.- São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Trad. Suely Rolink. São Paulo, 1997.
FIGUEIREDO, N.M.A.; MACHADO, W.C.A. Corpo & Saúde: condutas clínicas de cuidar. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2009.
FIGUEIREDO, N.M.A.; SANTOS, I.; TAVARES, R. A Dimensão da Garantia do Cuidado à Pessoa Idosa. In FIGUEIREDO, N.M.A; TONINI, T. (org.). Gerontologia: atuação da enfermagem no processo de envelhecimento. 2ª ed. São Paulo: Yendis, 2012.
FOUCAULT, M. O Nascimento da Clínica. São Paulo: Forense Universitária, 2003.
GUATTARI, F. As Três Ecologias. 21ª ed. São Paulo: Papirus, 2013.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
FERREIRA, V.J.A. Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura-Escrita.In:Zorzi, J.;Capellini, S.Organização Funcional do Cérebro no Processo de Aprender. 2ª ed.SãoJosé dos Campos: Pulso, 2009.
LEDOUX, J. Cérebro Emocional: os misteriosos alicerces da vida emocional. Trad. Terezinha Batista dos Santos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MATURANA, H. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
MENDES et al. Disfagia. Prática baseada em evidências. IN: ANDRADE, C.R.F.; LIMONGI, S.C.O. Eficácia do Atendimento Fonoaudiológico em Indivíduos Adultos e Idosos com Diafagia – Hospital Geral. São Paulo: Sarvier, 2012.
MOLES, A.A. As Ciências do Impreciso. Trad. Glória de Carvalho Lins. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.
SANTOS, B.S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 78, pp.3-46, 2007.
______. A Crítica da Razão Indolente. São Paulo: Cortez, 2010a.
SANTOS, M. A Natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1999.
SEVERINO, A.J.- Metodologia do Trabalho Científico- 23ª ed.São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, L.B.; MIRANDA, L.L. Produzir subjetividades: o que significa? Disponível em: http: www.revispsi.uerj.br/v9n2/artigos/html/v9n2a10.html; 2008. Acesso em 06/03/13.
VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Ícone, 2006.
WAJNSZTEJN, A.C.; WAJNSZTEJN, R. Dificuldades Escolares: Um Desafio Superável. 2ª ed. São Paulo:Artemis, 2009.
CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.- Metodologia Científica – 5ª ed.- São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Trad. Suely Rolink. São Paulo, 1997.
FIGUEIREDO, N.M.A.; MACHADO, W.C.A. Corpo & Saúde: condutas clínicas de cuidar. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2009.
FIGUEIREDO, N.M.A.; SANTOS, I.; TAVARES, R. A Dimensão da Garantia do Cuidado à Pessoa Idosa. In FIGUEIREDO, N.M.A; TONINI, T. (org.). Gerontologia: atuação da enfermagem no processo de envelhecimento. 2ª ed. São Paulo: Yendis, 2012.
FOUCAULT, M. O Nascimento da Clínica. São Paulo: Forense Universitária, 2003.
GUATTARI, F. As Três Ecologias. 21ª ed. São Paulo: Papirus, 2013.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
FERREIRA, V.J.A. Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura-Escrita.In:Zorzi, J.;Capellini, S.Organização Funcional do Cérebro no Processo de Aprender. 2ª ed.SãoJosé dos Campos: Pulso, 2009.
LEDOUX, J. Cérebro Emocional: os misteriosos alicerces da vida emocional. Trad. Terezinha Batista dos Santos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MATURANA, H. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
MENDES et al. Disfagia. Prática baseada em evidências. IN: ANDRADE, C.R.F.; LIMONGI, S.C.O. Eficácia do Atendimento Fonoaudiológico em Indivíduos Adultos e Idosos com Diafagia – Hospital Geral. São Paulo: Sarvier, 2012.
MOLES, A.A. As Ciências do Impreciso. Trad. Glória de Carvalho Lins. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.
SANTOS, B.S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 78, pp.3-46, 2007.
______. A Crítica da Razão Indolente. São Paulo: Cortez, 2010a.
SANTOS, M. A Natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1999.
SEVERINO, A.J.- Metodologia do Trabalho Científico- 23ª ed.São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, L.B.; MIRANDA, L.L. Produzir subjetividades: o que significa? Disponível em: http: www.revispsi.uerj.br/v9n2/artigos/html/v9n2a10.html; 2008. Acesso em 06/03/13.
VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Ícone, 2006.
WAJNSZTEJN, A.C.; WAJNSZTEJN, R. Dificuldades Escolares: Um Desafio Superável. 2ª ed. São Paulo:Artemis, 2009.
Descargas
Publicado
2016-07-05
Número
Sección
Artigos