A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Daniele Blanco Cavalcanti Fundação Instituto Oswaldo Cruz- Instituto Oswaldo Cruz- Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde
  • Marco Antônio Ferreira Costa FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-655

Resumen

Vivemos no Brasil uma situação de degradação ambiental, com parte da população imersa em extrema pobreza. Sabemos, no entanto que o percurso para o alcance da sustentabilidade, deve antes de tudo estabelecer uma sociedade mais justa, onde todos possam ter direito a uma vida digna. Dentro deste contexto surge o Plano Brasil sem Miséria, visando aliviar a situação de vulnerabilidade social de muitos brasileiros. O Programa Mais Educação torna-se parte deste, buscando propagar a Educação Integral através de oportunidades variadas de ensino. Neste contexto a sustentabilidade passa a considerar um conjunto de participantes sociais, por meio de práticas educativas, que visam reforçar o sentimento de responsabilidade entre os envolvidos. Nesse sentido, realizamos um estudo documental-bibliográfico, de cunho qualitativo, a partir da análise textual discursiva dos seguintes documentos: Decreto 7.083/10, Manual Operacional de Educação Integral 2013, Portaria Normativa Interministerial nº- 17, de 24 de abril de 2007, Rede de Saberes Mais Educação-pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral, e Gestão Intersetorial do Território. Os dados foram tratados a partir da Análise textual discursiva.

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Biografía del autor/a

Daniele Blanco Cavalcanti, Fundação Instituto Oswaldo Cruz- Instituto Oswaldo Cruz- Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde

Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde(IOC), Mestre em Ciência Tecnologia e Educação, Especialista em Planejamento e Educação Ambiental e Licenciada em Biologia. Atualmente professora da Educação Básica da rede municipal e estadual de educação do RJ.

Marco Antônio Ferreira Costa, FIOCRUZ

Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz, e da pós-graduação (mestrado e doutorado) do Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz - RJ.

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Publicado

2016-01-27

Número

Sección

Artigos