Ensino em Ciências, Educação Ambiental e Práticas Corporais: um relato de experiências no/do IFRJ-VR

Autores/as

  • Marcelo Paraíso Alves IFRJ
  • Wagner Francisco Marinho Silva IFRJ
  • Paulo Roberto de Araújo Porto IFRJ
  • Fábio Murat do Pilar IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-3-6-562

Resumen

O relato de experiência configura-se a partir de dois objetivos que se complementam: apresentar e divulgar as ações pedagógicasdesenvolvidas no curso de Automação Industrial do IFRJ-VR no Ensino em Ciências da Saúde e Educação Ambiental(EA); segundo, discutir a interdisciplinaridade como um caminho possível para repensar a formação continuadade professores a partir do olhar reflexivo sobre as práticas pedagógicas no IFRJ-VR. A questão central funda-se na EA e noentendimento da relação indissociável entre a sociedade e a natureza. O relato de experiência se estruturou por meio daação interdisciplinar entre as áreas de Educação Física, Geografia, Biologia e Filosofia, implantadas no curso de AutomaçãoIndustrial do IFRJ-VR na intenção de estabelecer outros olhares para a EA, acarretando possíveis alterações na concepçãode currículo, dos processos teórico-metodológicos em decorrência da concepção do processo avaliativo e, finalmente, noprocesso de ensino no cotidiano escolar. As ações se estruturam a partir dos seguintes conceitos: modernidade, Lazer, práticascorporais e EA, como eixos temáticos, e a interdisciplinaridade como método e como princípio filosófico-pedagógiconorteador do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a metodologia do trabalho se desenvolveu em dois momentos:Primeiro, na visita ao museu do Parque Nacional de Itatiaia, na intenção de permitir o acesso dos alunos a conhecimentosespecíficos e comportamentos adequados em uma área de proteção; Segundo, na escalada do Morro da Urca natentativa de uma interação dos múltiplos campos do saber envolvidos e a experiência com diferentes práticas corporais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-02-10

Número

Sección

Artigos