PROBLEMATIZAÇÃO E ENSINO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n2sup.3789Palabras clave:
Educação em Saúde. Alfabetização Digital. Disseminação da Informação. Escrita Manual.Resumen
No Sistema Único de Saúde e Educação no Brasil, reformas que tencionam a mudança em práticas de ensino, utilizando metodologias ativas e ferramentas digitais, tem sido um desafio. Assim, o objetivo do presente artigo é analisar competências do método Project Based Learning para a escrita científica no âmbito da promoção da saúde de um grupo de estudos multiprofissional, entre julho e dezembro de 2020. Trata-se de um relato de experiência, utilizando metodologias ativas mediadas por ferramentas digitais na facilitação da escrita científica no âmbito da promoção da saúde em Fortaleza-Ceará. A base de dados utilizada foi a matriz de ordenamento histórico de cinco passos: narração dos acontecimentos, descrição dos processos, escrita de memórias, classificação de experiências e ordenação de dados. Foram um total de sete encontros, dispondo de ferramentas digitais e contando com entre quatro e doze participantes. Três categorias analíticas foram identificadas: complexidade do objeto de estudo, ferramentas de ensino e objetivos dos sujeitos envolvidos. O desenvolvimento de competências para escrita científica requer um rol de habilidades tecnológicas e interacionais compatíveis com um ensino significativo para os sujeitos. A aplicação do método Project Based Learning, foi melhor desenvolvida quando o objetivo da atividade contemplava estratégias específicas do método.
Descargas
Citas
BITTLINGMAYER, Uwe H.; DADACZYNSKI, Kevin; SAHRAI, Diana; BROUCKE, Stephan D.; OKAN, Okan.. Digitale Gesundheitskompetenz – Konzeptionelle Verortung, Erfassung und Förderung mit Fokus auf Kinder und Jugendliche. Bundesgesundheitsblatt - Gesundheitsforschung - Gesundheitsschutz, v. 63, n. 2, p. 176-184, jan. 2020. https://doi.org/10.1007/s00103-019-03087-6
BARROWS, Howard S. A taxonomy of problem-based learning methods. Medical Education, v. 20, p. 481-486, 1986.
BUENO, Zuleika P.; CARNIEL, Fagner.. Recursos livres, livros fechados: uma análise da dimensão interativa dos objetos educacionais digitais no ensino de sociologia. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 14, n. 31, p. 132-154, abr. 2016. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p132
DIAS, Ieda M. Á. V.; PEREIRA, Alessandra K.; BATISTA, Sylvia H. S. S.; CASANOVA, Isis A.. A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde. Saúde em Debate, Rio de janeiro, v. 40, n. 111, p. 257-267, dez. 2016. Doi: 10.1590/0103-1104201611120
HOLLIDAY, Oscar J. Para sistematizar experiências. João Pessoa: Universitária, 2006.
LUZ, Madel T.; SABINO, Cesar; MATTOS, Rafael S.; FERLA, Alcindo A.; ANDRES, Barbara; ALBA, Rafael D.; et al. Contribuição ao estudo do imaginário social contemporâneo: retórica e imagens das biociências em periódicos de divulgação científica. Interface, Botucatu, v. 17, n.47, p. 901-12, out./dez. 2013. Doi: 10.1590/1807-57622013.0661
SILVA, Andréa S. R., OLIVEIRA, Luiz R., CAVALCANTE, Lidia E.; ROLIM, Raquel M.; SOUSA, Laiana F.. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em educação à distância em saúde. [online], vol. 3, n. 1. p.15-26, ago./dez. 2018. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/index. Acesso em 25 de abril de 2021.
SILVA-JÚNIOR, Eugênio M.; KARPINSKI, Cesar; DUTRA, Moisés L.. Conhecimento científico no contexto big data. Brazilian Journal Of Information Science, v. 14, n. 4, p. 01-20, dez. 2020. https://doi.org/10.36311/1940-1640.2020.v14n4.10936
VILLARDI, Marina L.; CYRINO, Eliana G.; BERBEL, Neusi A. N. A problematização em educação em Saúde: percepções dos professores tutores e alunos. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
XAVIER, Laudicéia. N.; OLIVEIRA, Gisele L.; GOMES, Annatália A.; MACHADO, Maria F. A. S.; ELOIA, Suzana M. C.. Analisando as metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa. SANARE, Sobral, v. 13, n.1, p.76-83, jan./jun. 2014.