CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE SOBRE SÍFILIS

Autores/as

  • Renata Martins da Silva Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA http://orcid.org/0000-0002-9710-0272
  • Fernanda Marques Valério Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Karina Medeiros Barros Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Thais da Silva Reis Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Larissa Tavares Trajano Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Leila Rangel da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.1516

Palabras clave:

Sífilis. Ensino Superior. Estudantes. Promoção da Saúde

Resumen

Este estudo tem como objetivo identificar conhecimentos de acadêmicos da área de saúde sobre sífilis e suas repercussões para a saúde, dos acometidos pela infecção. Estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado em um Centro Universitário no município de Volta Redonda (RJ). Participaram 168 acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Odontologia, que responderam a um questionário elaborado pelas pesquisadoras. Os resultados mostram que o curso com mais representantes foi o curso de Enfermagem (57,93%), quanto as características da infecção por sífilis os acadêmicos citam, em sua maioria, a transmissão por bactéria e via sexual, o diagnóstico pelo VDRL e teste rápido, e ainda, que as manifestações clínicas são lesões principalmente na genitália. A maioria teve aproximação com o tema da sífilis em aulas ou durante o ensino médio, e consideram seu conhecimento parcialmente adequado ou inadequado sobre o tema. Conclui-se que os acadêmicos têm conhecimentos parciais sobre sífilis e é preciso implementar estratégias de educação que promovam o desenvolvimento de seus conhecimentos sobre esta infecção que tem apresentado altas taxas de incidência em nosso meio.

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Biografía del autor/a

Renata Martins da Silva Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Docente do Curso de Enfermagem do UniFOA. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente (UniFOA). Doutoranda do PPGENFBIO (UNIRIO).

Fernanda Marques Valério, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Acadêmica de Enfermagem (UniFOA)

Karina Medeiros Barros, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Acadêmica de Enfermagem (UniFOA)

Thais da Silva Reis, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Acadêmica de Enfermagem (UniFOA)

Larissa Tavares Trajano, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Acadêmica de Enfermagem (UniFOA)

Leila Rangel da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora Associada III do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

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Publicado

2018-12-04

Número

Sección

Artigos