FLORA DA CAATINGA: CONSTRUINDO SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS NO ENSINO MÉDIO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Maria Glaucilene Sousa Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).
  • Maria Jackeline Viana Alves Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).
  • Francisco Augusto do Amaral Braga Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).
  • Maria Andreza Freitas Rodrigues Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).
  • Maria Regilane Ferreira Pinto
  • Andréa Pereira Silveira Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI) http://orcid.org/0000-0001-6785-5319

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n22.1506

Palabras clave:

ensino de biologia, semiárido, vegetação

Resumen

A Caatinga é a vegetação predominante no nordeste do Brasil, possui elevados índices de riqueza e endemismo de espécies e apenas 1% é protegido por Unidades de Conservação. No entanto, foi amplamente divulgada uma imagem errônea de que essa vegetação era pobre em diversidade e endemismos. Tem-se na educação formal um espaço fértil para divulgar informações científicas corretas e despertar a sensibilização dos educandos para as questões conservacionistas. Motivados por essas inquietações, surgiu o questionamento norteador dessa investigação que consistiu em saber “Qual o conhecimento de alunos do ensino médio e de professore em formação inicial residentes no semiárido Cearense acerca da flora local, antes e depois de terem participado de uma formação teórico-prática envolvendo atividades de conhecimento, coleta e herborização de plantas nativas”. Trata-se de um estudo qualitativo, que teve o questionário como instrumento de coleta de dados. A partir das análises dos questionários respondidos por 21 participantes, foi registrada uma ampliação de conhecimentos sobre a flora da Caatinga, com aumento de espécies citadas após atividades formativas no grupo dos alunos do ensino médio (2 no pré-teste e 8 no pós-teste) e nos licenciandos (19 no pré-teste e 35 no pós-teste). Os alunos do ensino médio coletaram, herborizaram e identificaram exemplares de três espécies nativas e os licenciandos utilizaram 11 espécies, sendo oito nativas e três exóticas. As atividades teóricas e práticas sobre flora da Caatinga facilitaram a ampliação da percepção cientifica do meio em que os sujeitos estão inseridos, possibilitando uma aprendizagem em função da própria vivência. 

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Biografía del autor/a

Maria Glaucilene Sousa Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Maria Jackeline Viana Alves, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Francisco Augusto do Amaral Braga, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Maria Andreza Freitas Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Maria Regilane Ferreira Pinto

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI).

Andréa Pereira Silveira, Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca, (UECE/FACEDI)

Possuo Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (2012), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente sou Professora Adjunta da Universidade Estadual do Cerá (UECE), atuando como docente na Graduação em Ciências Biológicas e na Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia - PROFBIO/UECE. Tenho experiência na área de Ensino e Pesquisa em Ecologia e Botânica, com ênfase nos seguintes temas: Estrutura e Dinâmica de Comunidades e Populações Vegetais, Ensino de Ecologia e Ensino de Botânica. Meu perfil no Google Academico: https://scholar.google.com/citations?user=0d_5k2MAAAAJ&hl=pt-BR, no Researcher ID: https://www.researchgate.net/profile/Andrea_Silveira4, no ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6785-5319. 

Citas

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Publicado

2019-12-11

Número

Sección

Artigos