Geração de energia em larga escala por Usinas Termelétricas: uma questão sociocientífica no ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n22.1370Resumen
As questões sociocientíficas têm sido recomendadas para currículos com o enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade visando à formação crítica do cidadão. Essa pesquisa tem por objetivo discutir a potencialidade do uso de questões sociocientíficas no ensino de Física frente ao tema da produção de energia elétrica em larga escala. Para tanto, foi elaborada uma Sequência Didática utilizando aula de campo e a produção de vídeos. Procuramos, neste artigo, analisar atitudes e posicionamentos de alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública brasileira frente ao tema da produção de energia elétrica em larga escala e eles são capazes de reconhecer e compreender algumas controvérsias relacionadas com essa temática. As análises indicam que a abordagem de questões sociocientíficas possui um potencial considerável para a tomada de decisão e no desenvolvimento de pensamento crítico dos alunos. O trabalho com questões sociocientíficas também exige planejamento do ensino e ações bem sustentadas, assim como a participação ativa do professor.