A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: INCLUSÃO SOCIAL E HUMANIZAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO

Autores/as

  • elizabeth Macedo Fagundes Faculdade Guairacá
  • MariaLediana Bock Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n22.1334

Palabras clave:

Trajetórias Escolares, Trabalho, Zona rural.

Resumen

O objetivo da pesquisa é problematizar a Pedagogia da Alternância voltada para a educação no campo, pois reconhecemos que a zona rural apresenta particularidades em relação as exigências da educação formal vivenciada pelas escolas da área urbana. A zona rural demanda uma formação educativa que contemple, em um só projeto pedagógico, a integralização de dois saberes: o teórico e o prático. Num processo de formação que colabore com a valorização desse segmento social e da modernização e desenvolvimento da área rural. Nesse sentido, iremos problematizar o regime de alternância com o objetivo de observar suas potencialidades e também suas limitações. O intuito é aprofundar os debates em torno do tema e contribuir, a partir das reflexões, com novos modos de se relacionar com a educação rural para que ela seja inclusiva e que minimize a defasagem das trajetórias escolares, não afugentando os alunos da participação de processos de ensino-aprendizagem positivos, diminuindo os índices de repetentes e de desistências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

elizabeth Macedo Fagundes, Faculdade Guairacá

Docente do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá do município de Guarapuava/Pr. Mestre em Ciência e Tecnologia pela UTFPR Ponta Grossa. Doutoranda em Ciências de la  pela Universidad Nacional de La Plata Argentina.

MariaLediana Bock, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá.Mestranda em Geografia pela UNCENTRO.

Citas

ARROYO, M. G.; CALDART, R.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL - BRASÍLIA. Superior Tribunal Federal. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, nº 23001.000329/2001-55. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Relator: Edla de Araújo Lira Soares. Brasília, DF de 2002. Brasília, 12 mar. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6803-pceb036-01&Itemid=30192>. Acesso em: 05 out. 2016.

BRISCIOLI, Bárbara. La incidencia de las condiciones de escolarizacióndel Nível Secundário em laconstrucción de lastrayectorias escolares. Revista Perfiles Educativos. Vol XXXVIII, n. 154, 2016. IISUE-UNAM. Disponível em: http://132.248.192.201/seccion/perfiles/2016/n154a2016/mx.peredu.2016.n154.p134-153.pdf>. Acesso em: 8 de out. 2016.

DAMASCENO, M. N. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa. São Paulo: FAE/USP, v. 30. n. 1., p. 51-72, jan./abr., 2004.

DUARTE, V. Escolas públicas no campo. Francisco Beltrão: Grafit, 2003.

FETAG/RS. Pedagogia da Alternância: uma forma diferente de capacitar jovens rurais: uma educação rural diferenciada. Revista Educação Rural. Porto Alegre. n. 2. p. 13-15; p. 25-27, set. 2006.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

JACINTO, Claúdia. La construcción social de lastrayectoriaslaborales de jóvenes: políticas instituciones, dispositivos y subjetividades. Compilação: Claudia Jacinto. Buenos Aires:Teseo; lOES,2010.

LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

PESSOTTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Rio de Janeiro.

QUEIROZ, João Batista P. de. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: Ensino Médio e Educação Profissional. Brasília, Departamento de Sociologia, 2004. 210p. Tese de Doutorado.

RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educ. Pesqui., [s.l.], v. 34, n. 1, p.1-14, abr. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022008000100003.

________ Trabalho e educação na formação de agricultores: a pedagogia da alternância. In: ANPED-Sul. 6. 2006. Santa Maria: Anais. (CD-Rom). Santa Maria: UFSM, 2006a. 10 p.

SECAD: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília – DF – março de 2007. 81 p.

TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves (Org.). Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p.227-242, maio 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n2/02.pdf>. Acesso em: 03 out. 2016.

TERIGI, Flávia. Los desafíos que planteanlastrayectorias escolares. III Foro Latinoamericano de Educación: Jóvenes y Docentes. La Escuela Secundaria En El Mundo de Hoy X: III Foro Latinoamericano de Educación: jóvenes y docentes. La escuela secundaria enel mundo de hoy. Buenos Aires, p.1-20, 2007.

MELO NETO, J. C. Morte e vida severina. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

Publicado

2019-12-11

Número

Sección

Artigos