Educação Patrimonial como forma de Educação Informal: Uma reflexão

Authors

  • Simone Pereira Taguchi Borges Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Fábio de Padua Nakano Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP
  • Cristhian Cera de Matos Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP
  • Sara Jeiéle Leone Rosa Faculdades Integradas Teresa D´Ávila – FATEA
  • Rosinei Ribeiro Batista Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA Faculdades Integradas Teresa D´Ávila – FATEA
  • Luiz Antônio Borges Júnior Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n2.878

Keywords:

Educação Patrimonial, sítio arqueológico, cerâmicas indígenas

Abstract

A “Educação Patrimonial” é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Essa metodologia engloba inúmeras estratégias utilizadas para levar às comunidades ao contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, que são produzidos nas pesquisas arqueológicas. Normalmente, são realizadas atividades de campo, visitas monitoradas a laboratórios de arqueologia, design e engenharia, aulas expositivas, oficinas, dentre outros, com o objetivo de envolver a comunidade com o sítio arqueológico. Essas ações afirmativas trazem novos padrões de cultura à comunidade e indiretamente altera o perfil educacional e comportamento social da região, levando a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.

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Published

2017-03-28

Issue

Section

Artigos