Representações sociais de licenciandos sobre ser professor de ciências
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.782Abstract
O objetivo foi investigar as Representações Sociais (RS) que licenciandos em Ciências da Universidade Estadual de Maringá têm sobre a atividade docente nesta área. Identificamos as representações sociais e o núcleo central por meio da entrevista semiestruturada e da técnica de evocação livre de palavras como instrumentos de coleta de dados, já a técnica de análise de conteúdo foi adotada como instrumentos de análise de dados. Os resultados apresentados por meio de entrevistas semiestruturadas são de que os acadêmicos possuem uma representação social na formação de professores de Ciências pautada na formação conteudista. Sobre “Ser professor de Ciências”, como resultado do núcleo central nos 3º anos encontramos a palavra “Inteligente”, e nos 4º anos o núcleo central foi apontado pelas palavras “Conhecimento” e “Sentimento”. Foi possível acentuar por meio da análise dos planos de aulas e relatórios que os acadêmicos possuem uma representação social baseada no livro didático, e a prática de ensino pautada na teoria tradicional de ensino.
Downloads
References
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações Sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. In: CANDAU, V. M. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender, 2ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 57-73.
AZEVEDO, R. C.; et al. A representação social do trabalho: uma contribuição para o estudo da motivação. Estação Científica, v. 1, p. 1-13, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.
CAMPOS, P. H. F., ROUQUETTE, M.L. Abordagem estrutural e componente afetivo das representações sociais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(3), 435-445.
CARVALHO, A. M. P.; GIL PEREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CORTES JUNIOR, L. P.; CORIO, L.; FERNANDEZ, C. As Representações Sociais de Química Ambiental dos Alunos Iniciantes na Graduação em Química. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 1, v. 31, p. 46-54, fev. 2009.
COSTA, W. A.; ALMEIDA, A. M. O. Teoria das Representações abordagem alternativa para se compreender o comportamento dos indivíduos e grupos sociais. Revista de Educação Pública, Cuiabá, 1999, v. 8, p. 250-280.
DOISE, Willem. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, Denise. As representações sociais, Rio de Janeiro: Uerj, 2001. p. 187-200.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 109-126, jan./abr. 2008.
GATTI, B. A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, julho, 2003.
GILLY, Michel. As representações sociais no campo da educação. In: JODELET, Denise, As representações sociais, Rio de Janeiro: Uerj, 2001. p. 321- 337.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p.31-61.
JODELET, Denise. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2005.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In:_____. As representações sociais, Rio de Janeiro: Uerj, 2001. p. 17- 41.
KAES, René. Psicanálise e representação social. In: JODELET, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: Uerj, 2001. p. 67-87.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; PIETROCOLA, M. Atuação de Professores Formados em Licenciatura Plena em Ciências. Alexandria (UFSC), v. 4, p. 175-198, 2011
MAGALHÃES JÚNIOR, C.A.O.; TOMANIK, E. A. Representações sociais e direcionamento para a educação ambiental na reserva biológica das perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, n.1, v.17, p. 227-248. Maio, 2012.
MAGALHÃES JÚNIOR, C.A.O.; TOMANIK, E. A.. Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciência & Educação, n.1, v. 19, p. 181-199. 2013.
MARQUES, S. C.; OLIVEIRA, D. C.; GOMES, A. M. T. AIDS e Representações Sociais: uma análise comparativa entre subgrupos de trabalhadores. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, ed. especial, p. 91-104, 2004.
MOSCOVICI, S. Introcuction à La psychologie sociale. Paris: Larousse, 1972.
______. A representação social da Psicanálise. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1978.
NAIFF, D. G. M.; NAIFF, L. A. M.; SOUZA, M. A. As representações sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estud. pesqui. psicol., n.1, v. 9, p. 216-229, 2009.
ROCHA, A. G. Representações Sociais sobre novas tecnologias da informação e da Comunicação: novos alunos, outros olhares. 2009. 314f. Dissertação de Mestrado apresentada à Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
ROSA, J. K. L. WEIGERT, C.; SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciência & educação, v. 18, n. 3, p. 675-688, 2012.
SÁ, C. P. Núcleo das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SÁ, C. P. A Representação Social da Economia Brasileira antes e depois do Plano Real. In.: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Orgs.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. 2 ed. Goiânia: AB, 2000. p. 49-69.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.
TRIANI et al., O corpo e suas representações sociais no discurso científico. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 209, Octubre de 2015.