Conhecimentos produzidos acerca da comunicação científica em Bakhtin: uma incursão nas dissertações e teses brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.778Abstract
A psicologia histórico-social, que tem em Bakhtin um dos principais autores, vem influenciando as pesquisas voltadas ao processo de comunicação científica, tanto em espaços formais quanto não formais. Com o objetivo de verificar o estado da arte dessas pesquisas, sob uma perspectiva bakhtiniana, este trabalho fez uma revisão, junto ao Banco de Teses e Dissertações da Capes, sobre o tema nos últimos 5 anos. Apesar do grande número de pesquisas identificadas, apenas um pequeno número destas estavam realmente voltadas para a temática educação não formal/ comunicação científica / educação científica / Bakhtin. Assim, entende-se que apesar da relevância do autor, as pesquisas voltadas para a educação científica utilizando a comunicação científica em espaços não formais ainda está em crescimento noDownloads
Download data is not yet available.
References
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação (UEL. Online), v. 15, p. 1-12, 2010.
CAPES. COODENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Banco de Teses, 2015. Disponível em <http://bancodeteses.capes.gov.br/>. Acesso em 17 de abril de 2015.
CUNHA, M. Concepções de ciência no jornalismo: uma análise da divulgação da ciência em jornais. In: II Simpósio Internacional de Análise crítica do discurso e Encontro Nacional de Interação e linguagem verbal e não verbal, 2008, São Paulo. Anais do VII ENIL. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: < http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/60_Marcia_BC_revisto_.pdf>. Acesso em: 08 de abril de 2015.
DIÓRIO, A. P. I.; RÔÇAS G. As mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio. Revista Práxis, ano V, n. 10, 2013.
GOHN, M. G. M. Educação Não Formal: um novo campo de atuação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 6, n.21, p. 511-526, 1999.
_____________Educação não - formal e o papel do educador (a) social e os projetos sociais de inclusão social. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 1, p. 24-37, 2009.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008.
MARANDINO, M. ; SILVEIRA, R. V. M. ; CHELINI, M. J. e ; GARCIA, V. A. R.; MARTINS, L. C. ; LOURENÇO, M. F. ; FLORENTINO, H. A. A Educação Não Formal e a Divulgação Científica: o que pensa quem faz? In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, 2004, Bauru. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, 2004.
MORTIMER, E. F. ; SCOTT, P. H. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre - RS, v. 7, n.3, p. 7, 2002.
ROCHA, M. B. Textos de divulgação científica na sala: a visão dos professores de ciências. Revista Augustus (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 24-34, 2010.
SeABD. Seção de Acesso às Bases de Dados da Universidade de São Carlos, 2015. Disponível em: <http://www.seabd.bco.ufscar.br/arquivos/imagens/bdltcs/assinaturas-capes/banco-teses-capes-nova-plataforma>. Acesso em: 15 de abril de 2015.
VALÉRIO, M & BAZZO, W.A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre Ciência, tecnologia e sociedad. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia, Sociedad e Innovatción, número 7, setembro-dezembro, 2006.
VOGT, C. A espiral da cultura científica. Com Ciência – Cultura Científica, 2005. Disponível em <http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml>. Acesso em 25 de abril de 2015.
CAPES. COODENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Banco de Teses, 2015. Disponível em <http://bancodeteses.capes.gov.br/>. Acesso em 17 de abril de 2015.
CUNHA, M. Concepções de ciência no jornalismo: uma análise da divulgação da ciência em jornais. In: II Simpósio Internacional de Análise crítica do discurso e Encontro Nacional de Interação e linguagem verbal e não verbal, 2008, São Paulo. Anais do VII ENIL. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: < http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/60_Marcia_BC_revisto_.pdf>. Acesso em: 08 de abril de 2015.
DIÓRIO, A. P. I.; RÔÇAS G. As mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio. Revista Práxis, ano V, n. 10, 2013.
GOHN, M. G. M. Educação Não Formal: um novo campo de atuação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 6, n.21, p. 511-526, 1999.
_____________Educação não - formal e o papel do educador (a) social e os projetos sociais de inclusão social. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 1, p. 24-37, 2009.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008.
MARANDINO, M. ; SILVEIRA, R. V. M. ; CHELINI, M. J. e ; GARCIA, V. A. R.; MARTINS, L. C. ; LOURENÇO, M. F. ; FLORENTINO, H. A. A Educação Não Formal e a Divulgação Científica: o que pensa quem faz? In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, 2004, Bauru. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, 2004.
MORTIMER, E. F. ; SCOTT, P. H. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre - RS, v. 7, n.3, p. 7, 2002.
ROCHA, M. B. Textos de divulgação científica na sala: a visão dos professores de ciências. Revista Augustus (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 24-34, 2010.
SeABD. Seção de Acesso às Bases de Dados da Universidade de São Carlos, 2015. Disponível em: <http://www.seabd.bco.ufscar.br/arquivos/imagens/bdltcs/assinaturas-capes/banco-teses-capes-nova-plataforma>. Acesso em: 15 de abril de 2015.
VALÉRIO, M & BAZZO, W.A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre Ciência, tecnologia e sociedad. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia, Sociedad e Innovatción, número 7, setembro-dezembro, 2006.
VOGT, C. A espiral da cultura científica. Com Ciência – Cultura Científica, 2005. Disponível em <http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml>. Acesso em 25 de abril de 2015.