ENSINANDO/APRENDENDO SOBRE MAPAS CONCEITUAIS - CONVITE AO USO DE UM MANUAL COMO ORIENTADOR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.749Abstract
A pesquisa analisa a feitura do produto educacional de um mestrado profissional no Estado do Rio de Janeiro. A partir de um trabalho com os mapas conceituais apresenta o manual que pretendeu ser utilizado como mais um apoio para práticas pedagógicas por possuir noções dos fundamentos teóricos ligados aos mapas conceituais e por trabalhar algumas estratégias de utilização com dicas e exemplos dos mapas. O manual é construído no aprendizado das regras de construção, elaboração e a aplicação de atividades que prescindem da utilização de computadores e/ou softwares para sua realização, bastando para tal, lápis e papel e a dinâmica do corpo a corpo que deve imperar na sala de aula. A compreensão dos fundamentos e das práticas contidas no produto final vislumbra a versatilidade do instrumento uma vez que pode ser utilizado como instrumento didático-pedagógico no ensino de qualquer disciplina, tanto para o reforço da compreensão quanto para a verificação da aprendizagem, além de funcionar muito bem para a identificação de conceitos mal compreendidos. As novas metodologias propostas devem ser capazes de aperfeiçoar o ato de ensinar em um constante enriquecimento de sua ação pedagógica ao mesmo tempo, em que possa incentivar ao aluno, a capacidade de se tornar um partícipe ativo de seu processo de aprendizagem, enriquecendo os elementos de sua autonomia, empoderamento e sujeito da educação no mundo.
Downloads
References
DUTRA, Í. M. Novas Formas De Aprender, Novas Formas De Avaliar. Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da Aprendizagem. Um Salto Para O Futuro. Boletim 15. Pgm5. Agosto 2005. Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/blogs/NEVADO.pdf> Acesso em: Jan. 2016.
MAFFRA, Stella Maria. O uso dos mapas conceituais como recurso didático pedagógico facilitador do processo de ensino aprendizagem. Monografia (Lato Sensu) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2010. Orientadora: Mônica de Cássia Vieira Waldhelm.
¬¬¬______. Mapas Conceituais Como Recurso Facilitador Da Aprendizagem Significativa – Uma Abordagem Prática. 129 f. Trabalho de conclusão em Ensino de Ciências/Dissertação. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, Nilópolis, RJ, 2011a. Disponível em: <http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/5313> Acesso: em: Jan. 2016.
______. MANUAL. Ensinando/Aprendendo Sobre Mapas Conceituais. 2011. Disponível em: <http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/3058> Acesso: em: Jan. 2016.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. 1997. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf> Acesso em: Jan. 2016.
______. Mapas Conceituais e Diagramas V. Instituto de Física, UFRGS, 2006. Disponível em: <http://www.mettodo.com.br/ebooks/Mapas_Conceituais_e_Diagramas_V.pdf> Acesso em: Jan. 2016.
NOVAK, J.D. , A.J. CANÃS. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them. Florida Institute for Human and Machine Cognition. Pensacola Fl, 32502. Disponível em: <http://cmap.ihmc.us/docs/theory-of-concept-maps> Acesso em: Jan. 2016.