Ensinando zoologia a partir da letra da música “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu.
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.713Abstract
RESUMO: Nas disciplinas de Ciências e Biologia não é comum a utilização da música como estratégia de ensino. Porém, para a disciplina de História, não é raro encontrar em obras didáticas letras de música popular ilustrando determinados conteúdos conceituais. Visando contribuir para a melhoria no modo como o ensino é realizado nas escolas, de educação básica, o presente estudo desenvolveu uma atividade contendo 10 questões sobre a música “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu, que pode ser trabalhada nas disciplinas de Ciências e Biologia. Espera-se que os professores de Ciências e Biologia tenham acesso a essa atividade e que possam, de acordo com os seus anseios, trabalhar os diferentes conteúdos biológicos que se fazem presentes na letra da música. Pretende-se, ainda, despertar a criatividade dos professores, de forma que os mesmos possam desenvolver outras atividades como essa, em suas práticas educativas.
Palavras - chave: Ensino de Ciências e Biologia; Música como estratégia de Ensino; Tico-tico no fubá.
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