CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM BIOTECNOLOGIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO/RJ
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-671Abstract
A educação científica e tecnológica aos estudantes de ensino médio deve ser assegurada para que este venha a contribuir de forma crítica e participativa com o desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho foi realizado entre estudantes de ensino médio de escolas públicas da zona oeste do município do Rio de Janeiro/RJ visando observar o conhecimento destes estudantes acerca do tema biotecnologia. Os alunos foram convidados a responderem a um formulário e a participarem das oficinas experimentais do projeto. Observamos que os temas tratados por ações públicas e/ou pela mídia são mais próximas da realidade dos alunos, como a Dengue e a reciclagem; enquanto que o conhecimento sobre assuntos relacionados a microbiologia e à química são dependentes das ações realizadas nas escolas, mais especificamente pelos professores.
Downloads
References
EC 6.041/2007 (DECRETO DO EXECUTIVO) 08/02/2007. Institui a política de desenvolvimento da biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá providências. D.O.U de 09/02/2007, P1.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira.Educação e pesquisa, v. 30, n. 1, p. 139-159, 2004.
FREIRE, L. I. F. Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química. 2007. 175 p. Tese. (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pósgraduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PECT0057-D.pdf>.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado.Educação e sociedade, v. 24, n. 82, p. 93-130, 2003.
GALVANIN, B. Reforma do sistema educacional dos anos 90: breves considerações sobre os aspectos históricos, econômicos, e políticos. Hórus - Revista de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, Ourinhos/SP, nº 03, 2005.
GUERRA, A. F. S. Formação continuada de educadores ambientais: desafios e possibilidades. In: RAITZ, T. R.; FERREIRA, V. S; GUERRA, A. F. S. (Orgs.). Ética e Metodologia: pesquisa na Educação. Itajaí: UNIVALI, 2007, p. 241 – 255.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. In: Cadernos de Pesquisa. n.118. São Paulo: Autores Associados, 2003. p. 189-205.
LEI 9.394/1996 (LEI ORDINÁRIA) - 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. D.O. de 23/12/1996. P27833.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação. São Paulo, v. 13, v. 1, p. 71-84, 2007.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino. São Paulo, v. 1, número especial, nov. 2007.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências.v. 2, n. 2, dez. 2002.
VILAS BOAS, R.C; MOREIRA, F M S. Microbiologia no solo no ensino médio de Lavras- MG- Revista Brasileira de Ciência do Solo. 36: 295-306. 2012.
ZIBAS, Dagmar. A reforma do ensino médio nos anos de 1990: o parto da montanha e as novas perspectivas. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2006.