Revistas Femininas Juvenis e a Educação Sexual no Ensino de Ciências

Authors

  • Bartira dos Reis Rocha Cezar Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
  • Eliane Portes Vargas Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-617

Abstract

Neste trabalho enfocamos as possibilidades de uso de revistas femininas juvenis em uma atividade não-formal relacionada à educação sexual para o ensino de ciências. Destacando-se a temática da iniciação sexual na abordagem da sexualidade buscamos articular o conhecimento dos alunos sobre corpo, gênero e sexualidade tendo como mediadoras das atividades as revistas Capricho e Atrevida. A análise, apoiada na perspectiva socioantropológica, se beneficia de referenciais teóricos dos campos da comunicação e da educação para a articulação entre os conhecimentos dos jovens e o uso das revistas em sala deaula. A abordagem da sexualidade na escola comumente centrada na fisiologia e prevenção às DST mostrou-se, a partir da metodologia adotada, potencialmente ampliada ao abarcar aspectos subjetivos da sexualidade juvenil. Os resultados discutem a relevância do incremento de ações desta natureza para o ensino de ciências na medida em que considera na construção do conhecimento sobre a fisiologia dos corpos, no que tange à sexualidade, os saberes dos alunos e as  mediações culturais presentes também na leitura das revistas.

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Author Biographies

Bartira dos Reis Rocha Cezar, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação de Ensino em Biociências e Saúde e Laboratóriode Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz,  Fundação Oswaldo Cruz do Instituto Oswaldo Cruz.

Eliane Portes Vargas, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.

Pesquisadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil.

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Published

2014-06-20

Issue

Section

Artigos