SEGURANÇA EM PRÁTICAS DE ENSINO EM LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA

Authors

  • Silvana Valitutto Duncan Rangel UniIFOA
  • Marcos Bella Cruz Silva SENAC-Rio
  • Luís Alberto Duncan Rangel UFF
  • Rosana Aparecida Ravaglia Soares Docente da UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-613

Abstract

O ambiente de trabalho deve ser seguro e salutar para proporcionar resultados satisfatórios daquilo que se produz e para a saúde daqueles que ali trabalham. Os laboratórios universitários são ambientes de trabalho particulares em função de seus objetivos, que são voltados para o ensino, pesquisa e extensão. Nestes ambientes laboratoriais estão presentes máquinas, equipamentos e produtos químicos, entre outros, considerados fatores de risco em potencial, que podem causar variados tipos de acidentes. Devido à presença desses fatores de risco, a segurança nas práticas de ensino nestes laboratórios representa elemento essencial no ensino, para que os discentes executem suas atividades acadêmicas, com qualidade e produtividade. Acredita-se ser pequena a consciência sobre esse assunto. Assim, a abordagem da segurança sob os aspectos das leis, normas e procedimentos, e que na forma de material educativo de divulgação pode contribuir para conscientização dos discentes, em relação à prática preventiva. O objetivo deste estudo foi evidenciar a importância das normas de segurança nas práticas realizadas em laboratórios utilizados no ensino de engenharia. Através de referenciais bibliográficos, os aspectos legais e de normatização da segurança foram abordados, direcionados para esses laboratórios.

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Author Biographies

Silvana Valitutto Duncan Rangel, UniIFOA

Discente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniIFOA

 

Marcos Bella Cruz Silva, SENAC-Rio

Especialista em Gestão Ambiental - SENAC-Rio

Luís Alberto Duncan Rangel, UFF

Professor Associado da UFF

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UFF

Rosana Aparecida Ravaglia Soares, Docente da UniFOA

Doutora e Docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA

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Published

2014-12-05

Issue

Section

Artigos