A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE FISIOTERAPEUTAS SOBRE O ENSINO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n2sup.3251Keywords:
Fisioterapeutas, Fisioterapia, Ventilação Mecânica Invasiva, Educação.Abstract
O objetivo deste estudo foi levantar as percepções de um grupo de fisioterapeutas sobre sua formação acadêmica na aquisição das competências e saberes específicos para atuar com a ventilação mecânica. Caracteriza-se como um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa realizado com 42 fisioterapeutas de quatro hospitais da cidade de Volta Redonda (RJ). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, construído pelas pesquisadoras. A análise dos questionários possibilitou identificar que, de acordo com os fisioterapeutas pesquisados, o conteúdo de ventilação mecânica é o mais difícil de aprender quando comparado aos demais conteúdos de terapia respiratória. As aulas sobre ventilação mecânica deveriam ter sido mais práticas, pois a duração do estágio supervisionado foi insatisfatória. Para a maioria dos fisioterapeutas, o conhecimento obtido na graduação sobre o assunto ventilação mecânica foi insuficiente, levando os fisioterapeutas sentirem-se inseguros para adaptar um paciente a um ventilador mecânico.Os resultados deste estudo mostraram que o processo de ensino-aprendizagem em VMI apresenta algumas insuficiências e percebe-se a necessidade de rever a matriz curricular e adotar metodologias e técnicas que possibilitem aos alunos a aplicação dos conhecimentos teóricos e a prática em um ventilador mecânico, antes da utilização em pacientes no momento crítico.
Downloads
References
ARAÚJO, Vítor Nogueira. Desenvolvimento de um Módulo de Exercícios de Simulação Virtual Online na Plataforma Xlung para Ensino em Ventilação Mecânica. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde), Unichristus, Fortaleza, 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Câmara da Educação Superior. Parecer nº4, de 19 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Brasília (DF): Ministério da Educação e Cultura, 2002.
BRIVA, Arturo; GAIERO, Cristina. Proteção pulmonar: intervenção para reduzir o volume corrente em uma unidade de terapia intensiva de ensino. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 28, n. 4, 2016.
BROCHARD, L; SLUTSKY, A; PESENTI, A. Mechanical ventilation to minimize progression of lung injury in acute respiratory failure. American journal of respiratory and critical care medicine, v. 195, n. 4, p. 438-442, 2017.
CASTRO, A. A. M et al. Chest physiotherapy effectiveness to reduce hospitalization and mechanical ventilation length of stay, pulmonary infection rate and mortality in ICU patients. Respiratory medicine, v. 107, n. 1, p. 68-74, 2013.
CIULLO, A. et al. Telepresent mechanical ventilation training versus traditional instruction: a simulation-based pilot study. BMJ Simulation and Technology Enhanced Learning, v. 5, n. 1, p. 8-14, 2019.
CLAY, A. S. et al. How Prepared Are Medical and Nursing Students to Identify Common Hazards in the Intensive Care Unit?. Annals of the American Thoracic Society, v. 14, n. 4, p. 543-549, 2017.
DA SILVA, J. O; DE OLIVEIRA, M. E; DE OLIVEIRA, T. S. Ventilação mecânica: avaliando o conhecimento dos enfermeiros em uma unidade de terapia intensiva em Porto Velho-RO. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 30, p. e1137-e1137, 2019.
DE ANDRADE ARAÚJO, D; DE LEÃO, B. C. C; DE SOUZA FERREIRA, R. Volume x Pressão. Qual escolher?. Rev Med Minas Gerais, v. 24, n. Supl 8, p. S49-S55, 2014.
DINIZ, M. E. B. Desenvolvimento da versão 2.0 do simulador virtual de ventilação mecânica xlung. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde), Unichristus, Fortaleza, 2016.
DIRETRIZES BRASILEIRAS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. Versão eletrônica oficial AMIB e SBPT. In: I Fórum de diretrizes em ventilação mecânica. 2013. Disponível em: [https://interfisio.com.br/imagens/artigos/2013/Diretrizes-AVM-AMIB-SBPT-2013.pdf]. [Acesso em 18 de dezembro de 2019].
FERREIRA, J. N. M et al. Atribuições e dificuldades na assistência de enfermagem ao paciente em ventilação mecânica invasiva: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Residência. Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
GHISLENI, A. P. A contribuição da identidade no trabalho na construção da identidade profissional: uma análise de fisioterapeutas atuantes em unidades de terapia intensiva. 2010. Tese (Doutorado em Sociologia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
KRAUSE, J. C. et al. Influência de um blog no ensino de ventilação mecânica na disciplina de enfermagem no cuidado a pacientes de risco. Revista Contexto & Educação, v. 33, n. 105, p. 95-118, 2018.
LINO, J. A et al. A Critical Review of Mechanical Ventilation Virtual Simulators: Is It Time to Use Them?. JMIR medical education, v. 2, n. 1, p. e8, 2016.
MARINHO, Marcelo Henrique Tavares. Oferta educacional sobre ventilação mecânica para equipe multiprofissional. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
MELO, E. M. et. al. Nursing care of hospitalised patients receiving mechanical ventilation in intensive care units. Revista de Enfermagem Referência. Série IV, n. 1, p. 55-62, 2014.
MENEZES, S. Fisioterapia em Terapia Intensiva: uma nova denominação para uma antiga especialidade. Assobrafir Ciência, v. 2, n. 2, p. 49-53, 2011.
MOTTER, A. A. et al. Sentimentos vivenciados por acadêmicos de Fisioterapia ao estagiar em unidade de terapia intensiva. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, v. 1, n. 2, 2014.
OSAKU, E. F; LOPES, H. S; AQUIM, E. E. Avaliação das condições de ensino-aprendizagem em ventilação mecânica nos cursos de fisioterapia no estado do Paraná. Fisioterapia Brasil, v. 7, n. 2, p. 84-86, 2006.
PIRES, F. C; FANAN, J. M. V; NASCIMENTO, J. S. G. AÇÕES DE CUIDADO PARA A PROMOÇÃO DA SEGURANÇA AO PACIENTE EM VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA. Rev. enferm. UFSM, v. 7, n. 3, p. 1-13, 2017.
RAMAR, K et al. Effectiveness of hands-on tutoring and guided self-directed learning versus self-directed learning alone to educate critical care fellows on mechanical ventilation–a pilot project. Medical education online, v. 21, n. 1, p. 32727, 2016.
TALLO, Fernando Sabia et al. Evaluation of self-perception of mechanical ventilation knowledge among Brazilian final-year medical students, residents and emergency physicians. Clinics, v. 72, n. 2, p. 65-70, 2017.
WEINTRAUN, M; HAWLITSCHEK, P; JOÃO, S. M. A. Jogo educacional sobre avaliação em fisioterapia: uma nova abordagem acadêmica. Fisioterapia e Pesquisa, 18(3): 280-286, 2011.
WILCOX, S. R. et al. Academic emergency medicine physicians’ knowledge of mechanical ventilation. Western Journal of Emergency Medicine, v. 17, n. 3, p. 271, 2016.