Uma reflexão acerca da avaliação no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-2-4-961Palavras-chave:
Avaliação, processo ensino-aprendizagem, ensino superior.Resumo
O processo de avaliação é uma atividade de suma importância, que pode ser encarada como um momento que os discentes têm para consolidar os conteúdos trabalhados em aula. Nesse sentido, ela acaba sendo eficiente por estabelecer uma gama de atitudes entre os educandos, podendo ser positiva ou não conforme as possibilidades que lhes oferece de desenvolvimento como cidadãos, devido ao seu poder e quantidade de crenças que envolvem a sua utilização. Este estudo discute a possibilidade de que a avaliação possa ser transformada numa interação constante, satisfatória e proveitosa entre os alunos e o docente, além de contribuir para a formação do discente como um indivíduo plural e conhecedor dos seus direitos e deveres como cidadão, pois, para que a avaliação assuma um caráter transformador, ela terá que contribuir incessantemente na busca de caminhos para a construção dos valores que sustentam a sociedade.
Downloads
Referências
AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BERNARDO, G. Educação pelo argumento. 2. ed rev e amp. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
FREITAS, L. C. de. Crítica de organização do trabalho pedagógico e da didática. 7. ed. Campinas: Papirus, 1995.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 25. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A prova operatória: contribuições da psicologia do desenvolvimento. 30. ed. rev e amp. São Paulo: Edesplan, 2005.
SANTO, R. C. do E. O renascimento do sagrado na educação. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialéticalibertadora do processo de avaliação escolar. 2. ed. São Paulo: Libertad, 1992.
ZACHARIAS, V. L. C. Avaliação para quê? 2008. Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/ documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/ AVALIA%C3%87%C3%83O/avaliar%20para%20que. pdf>. Acesso em: 06 Maio 2011.