Educação ambiental e princípio de sustentabilidade no mundo moderno

Autores

  • Maria Valdilia Noguera Torres Docente da disciplina de Pediatria e Puericultura do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda, e mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
  • Laila Klotz de Almeida Balassiano Acadêmica de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-4-955

Palavras-chave:

Homem, Natureza, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a educação ambiental, considerando esta como uma problemática inerente ao desenvolvimento global. Para tanto, analisam-se dispositivos, como comitês e documentos, que, no século XX, buscaram minimizar o impacto do homem moderno na natureza. Após tal levantamento, selecionamse idéias que corroborem para o entendimento da educação ambiental na atualidade, a fim de se questionar os inconvenientes elementos transformadores da educação pela/para natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, R.O.B.; TACHIZAWA, T. CARVALHO, A.B. Gestão Ambiental: Enfoque estratégico aplicado ao Desenvolvimento Sustentável. Makron Books, 2002.

BRASIL, Constituição da República Federativa do. São Paulo: Saraiva, 2003.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil 1997 – 2007. Brasília:MMA, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Cadernos SECAD 1. Brasília: MEC, 2007.

CMMAD — COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2001.

COP15. Guia rápido. Disponível em: http://www.mudancasclimaticas. andi.org.br/cop15/node/1. Acesso em jun. 2010.

DEWES, D.; WITTCKIND, E.V. Educação ambiental para a sustentabilidade: história, conceitos e caminhos. Rio Grande do Sul: Campus Santo Ângelo, 2006.

ECOECO. O que é economia ecológica. Disponível em: http://www.eco.unicamp.br. Acesso em ago. 2004.

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 1996.

GUIMARAES, M. Educação ambiental: no consenso um embate? São Paulo: Papirus, 2000.

HERCULANO, S.C. Sociologia Ambiental: origens, enfoques metodológicos e objetos. In: Revista Mundo e Vida: alternativas em estudos ambientais, Niterói/RJ, ano I, nº 1, UFF/PGCA-Riocor, 2000, pp. 45 – 55.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: USP, 2003.

UNESCO. Projeto do milênio das Nações Unidas 2005 Investindo no desenvolvimento: um plano prático para atingir os objetivos de desenvolvimento do milênio. Visão geral. Nova Iorque, 2005.

UNESCO. Decenio de las Naciones Unidas de la Educación con miras al Desarrollo Sostenible (2005-2014): Plan de aplicación internacional. França, 2006.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos