CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: Conhecimento Adquirido na Graduação de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-2-3-916Palavras-chave:
Atuação do Enfermeiro, Controle de Infecção hospitalar, Cuidados de Enfermagem.Resumo
O estudo trata do discurso de acadêmicos de enfermagem sobre a atuação do enfermeiro no controle de infecção hospitalar. Tem como objetivos descrever o conhecimento de acadêmicos acerca do controle de infecção hospitalar e apontar estratégias de atuação destes no controle de infecção hospitalar para práticas futuras. O método utilizado é descritivo, de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 40 acadêmicos de enfermagem de uma universidade privada, localizada no município de Volta Redonda /RJ. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas. O período do estudo compreende os meses de julho e agosto de 2009. Os resultados mostraram que acadêmicos de enfermagem estão preparados para atuarem no controle de infecção hospitalar, como futuros profissionais de saúde. Possuem bom entendimento sobre a atuação do enfermeiro, onde privilegiam importantes papéis como a implementação da educação continuada, procedimentos técnicos essenciais ao controle de infecções e o gerenciamento das ações. Bem como, utilização de estratégias que visem a prevenção ou controle , como a capacitação da equipe de enfermagem em, como por exemplo a lavagem das mãos, método simples, mas de grande eficácia para evitar agravos de doenças.
Downloads
Referências
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 21 nov. 2009. Disponível em URL: http://www.anvisa.gov.br/ servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf.
CARVALHO, R; BIANCHI, E.R.F.(orgs.). Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação. Barueri, SP: Manole, 2007.
CERVO, A.L; BERVIAN, P.A; SILVA, R. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2007.
FIGUEIREDO, N.M.A; LEITE, J.L; MACHADO, W.C.A. Centro Cirúrgico – atuação, intervenção e cuidados de enfermagem. 2ª ed. rev. atual. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2009.
FIGUEIREDO, N.M.A. Método e metodologia na pesquisa científica. 3 ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2009.
LIMA, M.V.R. Condutas em controle de infecção hospitalar: uma abordagem simplificada. São Paulo: Iátria, 2007.
MALAGUTTI, W; BONFIM, I.M. Enfermagem em Centro Cirúrgico – atualidades e perspectivas no ambiente cirúrgico. São Paulo: Martinari, 2008.
MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. In:______ Saberes e práticas: guia para ensino e aprendizado de enfermagem. 4 ed. São Paulo: Difusão, 2008. 1v.
MOURA, M.L.P..A. Enfermagem em Centro de Material e Esterilização. 9ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
PILETTI, C; PILETTI, N. Filosofia e História da Educação. 15ª ed. São Paulo: ABDR, 2008.
POSSARI, J.F. Centro Cirúrgico: Planejamento, Organização e Gestão. 3ª ed. São Paulo: Iátria, 2008.
RODRIGUES, A.B; SILVA, M.R; OLIVEIRA, P.P; CHAGAS, S.S.M. O Guia da Enfermagem. 1ª ed. São Paulo: Iátria, 2008.
SANTOS, V.E.P; VIANA, D.L. Fundamentos e Práticas para Estágio em Enfermagem. 3ª ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2009.
SECAF, V; Artigo Científico: do desafio à conquista – Com enfoque em Teses e outros trabalhos acadêmicos. 4ª ed. São Paulo: Martinari, 2007.
SERVO, M.L; CORREIA,V.S. Supervisão e a educação permanente da força de trabalho em enfermagem. Rev. Eletrônica da Facul. de Tecnologia e Ciências. 8 de junho 2006. Disponível em: http://www.ftc.br/revistafsa.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez; 2005.
SHINVASHIKI, G.T; TREVIZAN, M.A; MENDES, I.A.C. Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2003; 11 (4): 499-506.
SILVA, L.D; PEREIRA, S.R.M; MESQUITA, A.M.F. Procedimentos de enfermagem: semiotécnica para o cuidado. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
TEIXEIRA E; VALE, E.G; FERNANDES, J.D; SORDI, M.R.L.: org. O ensino de graduação na enfermagem no Brasil: o ontem, o hoje e o amanhã. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.