METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Luciana Santos Collier Colégio Universitário Geraldo Reis/Universidade Federal Fluminense(COLUNI/UFF)
  • Claudia Teresa Vieira de Souza INI/Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.772

Resumo

O presente artigo discute o desenvolvimento e os desdobramentos da disciplina ‘Atividade Física e Promoção da Saúde’, no curso de Licenciatura em Educação Física, de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e suas aproximações com as Metodologias Ativas de ensino. A disciplina foi idealizada baseando-se na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e na metodologia da problematização. As atividades de pesquisa teórica e de campo realizadas durante o desenvolvimento da disciplina provocaram discussões de fundamental importância para a compreensão dos limites e possibilidades da atuação do professor de Educação Física na promoção da saúde, em seus diferentes contextos de ação. A disciplina foi desenvolvida durante dois semestres consecutivos, gerando desdobramentos importantes para a formação de todos os sujeitos envolvidos. Somente “mergulhando” no campo, através de pesquisas, entrevistas e observações, foi possível fazer as reflexões necessárias à construção de uma análise crítica da referida atuação.

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Biografia do Autor

Luciana Santos Collier, Colégio Universitário Geraldo Reis/Universidade Federal Fluminense(COLUNI/UFF)

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do COLUNI/UFF

Claudia Teresa Vieira de Souza, INI/Fiocruz

Pesquiisadora Tirular do Instituto Nacional de Infectologia INI/Fiocruz.

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Publicado

19-12-2017

Edição

Seção

Artigos