Ensino de genética no ensino médio: uma análise estatística das concepções prévias de estudantes pré-universitários

Autores

  • Michel Stórquio Belmiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-7590-589X
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.771

Resumo

Devido a crescentes avanços da genética, cada vez mais é necessário o conhecimento para a tomada de decisões pelos cidadãos. A escola tem um papel crucial nesse processo de construção do conhecimento, embora tenha se mostrado falho em diversos aspectos. O objetivo desse estudo foi investigar as concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre conceitos fundamentais em genética. A investigação mostrou que a maioria dos estudantes apresentava concepções errôneas do ponto de vista científico. Este fato pode estar relacionado à descontinuidade no processo de ensino-aprendizagem. Assim, um diagnóstico através da identificação das concepções dos estudantes pode ajudar o educador a alcançar melhores resultados no processo de aprendizagem, pois existe a possibilidade de melhor adaptação do assunto às dificuldades dos estudantes, principalmente no atual momento de discussão e planejamento de uma base nacional comum curricular (BNCC).

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Biografia do Autor

Michel Stórquio Belmiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós graduado em ensino de biologia e mestrando em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

01-08-2017

Edição

Seção

Artigos